Portal Caparaó - Câmara de Manhuaçu promove reunião sobre o FIES nesta quinta
Geral

Câmara de Manhuaçu promove reunião sobre o FIES nesta quinta

13/05/2015

MANHUAÇU (MG) - A Câmara de Manhuaçu irá debater as mudanças de regras no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) durante reunião pública na sede do Poder Legislativo, nesta quinta-feira (14/5), às 19 horas. A reunião foi promovida em apoio ao movimento Mais Educação.

O Fies permite ao estudante cursar uma graduação em uma instituição particular e, depois de formado, pagar as mensalidades a uma taxa de juros de 3,4% ao ano. O aluno só começa pagar após 18 meses de concluído o curso. O prazo para novas inscrições se encerrou no dia 30 de abril. O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para 29 de maio o prazo apenas para quem já tem o auxílio e precisa renovar o contrato. Muitos estudantes reclamam que não estão conseguindo fazer a inscrição e temem ficar sem o auxílio.

Algumas instituições de ensino superior argumentam que o FIES é responsável por financiar de 40 a 45% dos alunos.  Desde que houve as mudanças, o número caiu drasticamente.

A reunião nesta quinta-feira deve contar com a presença dos representantes das quatro instituições de ensino superior de Manhuaçu: Faculdades Doctum, Faculdade do Futuro, Faculdade de Ciências Gerenciais (FACIG) e CEM/Unopar. Além disso, a Câmara de Manhuaçu enviou convites para a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e para o Ministério Público Federal.

O vereador Maurício Júnior, que solicitou a reunião especial, elogia o programa, que permite que alunos de baixa renda ingressem nas faculdades, mas criticou a forma como ele vem sendo conduzido. “Medidas são postas de forma abrupta e sem transparência”, disse. No entanto, ele criticou a possível falta de dinheiro para a continuidade do Fies.

Maurício Júnior ainda argumenta que alunos que não conseguiram se inscrever estão abandonando os cursos superiores ou fazendo financiamento com as próprias universidades ou com bancos particulares.

Novas regras

A partir desse ano, o aluno que concluiu o ensino médio após o ano de 2010 só poderá contratar o Fies caso tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tenha obtido a média aritmética de 450 pontos na prova e não tenha tirado nota zero na redação. Antes, não havia essa obrigação de nota mínima no exame, pois bastava que o aluno tivesse feito o Enem para contratar o Fies. De acordo com o MEC, a mudança visa a melhorar a qualidade do ensino universitário privado.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.