Portal Caparaó - Funcionários da SRE Manhuaçu fazem paralisação
Geral

Funcionários da SRE Manhuaçu fazem paralisação

14/05/2015 - Atualizado em 14/05/2015 00h14

MANHUAÇU (MG) - Servidores da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Manhuaçu promovem paralisação nesta quinta-feira, 14/05, reivindicando melhorias salariais e na carreira. O movimento acontece em todo o estado de Minas Gerais.

Na semana passada, em assembleia do Sind-UTE, os servidores apresentaram documentos com reivindicações sobre salário e correções de distorções nas carreiras. As propostas foram encaminhadas ao Governo de Minas.

Os Analistas Educacionais e Analistas da educação básica reafirmaram todas as reivindicações da pauta já apresentadas pelo Sindicato para o governo. Estas propostas foram construídas em plenárias de servidores das SREs realizadas pelo Sind-UTE/MG, em 2013 e 2014 e colocaram como prioridade a reivindicação de isonomia com os Analistas Educacionais com função de inspeção escolar.

Os Assistentes Técnicos apresentaram a mudança da nomenclatura de Assistente Técnico Educacional (ATE) para Técnico Educacional; implantar mais um nível na carreira contemplando o Stricto Sensu (Mestrado), a correção da tabela tendo como referência o valor do salário de PEB TI proporcional para corrigir as atuais distorções e, para o futuro, a vinculação proporcional com os Analistas.  Há uma distorção que precisa ser corrigida que se refere à promoção por escolaridade adicional: os Assistentes que ingressaram no Estado a partir de 2002 ficaram muito prejudicados sem direito à escolaridade adicional, o que gerou uma distorção com os trabalhadores de mais de 18 anos estarem no mesmo nível de profissionais com os de menos tempo de serviço.

Os Analistas Educacionais com função de inspetores escolares –  querem uma reunião específica para tratar de questões que dizem respeito às condições de carreira e de trabalho desses profissionais.

O movimento em Manhuaçu, a exemplo das demais superintendências, foi no sentido da valorização de todos os servidores das SREs, visando uma maior harmonia entre trabalhadores e fortalecer a luta em busca de conquistas. Os profissionais saíram da sede da SRE vestidos com roupas pretas e cartazes e faixas e percorreram trechos da Praça Cinco de Novembro.

PROFESSORES

A rede estadual de ensino está paralisada hoje. Acontece assembleia do Sind-UTE em Belo Horizonte com indicativo de greve.

Depois de mais de um mês de adiamento por causa de um pedido de vista, o julgamento do último recurso do governo de Minas para transferir para dezembro a demissão de cerca de 59 mil efetivados da educação foi remarcado para hoje. Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidirão sobre embargos interpostos pelo Executivo mineiro 44 dias depois do prazo inicial estabelecido para que os designados, que foram efetivados sem concurso público pela Lei Complementar 100/07, aprovada pela Assembleia, fossem excluídos do funcionalismo. O grupo permanece nos postos, já que o estado entendeu que eles estão legalmente amparados até uma palavra final sobre os embargos.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.