Portal Caparaó - Pimentel anuncia Território de Desenvolvimento do Caparaó
Política

Pimentel anuncia Território de Desenvolvimento do Caparaó

20/05/2015 - Atualizado em 20/05/2015 09h03

BELO HORIZONTE (MG) - O governador Fernando Pimentel anunciou a criação do Fórum Regional de Governo do “Território de Desenvolvimento” do Caparaó. A proposta é uma das 17 regionais anunciadas durante o 32º Congresso Mineiro de Municípios, em Belo Horizonte. A criação dos Fóruns Regionais de Governo marca a confirmação do compromisso de realizar um governo com participação popular na elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas regionalizadas. A assinatura do decreto que irá oficializar a criação dos Fóruns está prevista para acontecer na próxima semana.

Pimentel, que participou da posse da nova diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM), afirmou que a parceria do Governo do Estado com as prefeituras é fundamental para garantir o desenvolvimento de Minas Gerais e a prestação de bons serviços à população.

“Vamos começar a discutir com os personagens de cada região, como os prefeitos e os agentes públicos, ouvir as dificuldades e incluir no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e no orçamento do ano que vem. É um governo pé no chão. É o que Minas precisa”, declarou.

O governador garantiu ainda que, apesar de todas as dificuldades encontradas pela nova gestão, Minas não irá parar de crescer. Segundo ele, uma das prioridades será a retomada de todas as obras que estão paralisadas no estado e o pagamento dos débitos com as empresas deixadas pelo governo anterior. “Não é possível perder o que já foi começado”, ressaltou.

“Não há outra opção senão trabalhar. Com esforço, trabalho, humildade e ouvindo nossos parceiros, faremos Minas andar para frente. Vamos fazer um governo de todos e para todos”, finalizou Pimentel.

PARTICIPAÇÃO POPULAR

Os Fóruns Regionais de Governo serão conduzidos pelas secretarias de Estado de Governo (Segov), de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), com o apoio institucional de todos os demais órgãos da administração direta e indireta.

A população de cada território será convidada a participar de encontros que irão contribuir para subsidiar o planejamento e as ações de governo. A estrutura mínima dos Fóruns contempla representantes do Governo do Estado, de órgãos federais de expressão regional, prefeitos, vereadores, entidades empresariais e sindicais e representantes do poder legislativo estadual e federal. Representantes da sociedade civil também participam do colegiado.

Ao todo, serão 17 “Territórios de Desenvolvimento”, divididos pelas regiões: Noroeste, Norte, Médio e Baixo Jequitinhonha, Mucuri, Alto Jequitinhonha, Central, Vale do Rio Doce, Vale do Aço, Metropolitana, Oeste, Caparaó, Mata, Vertentes, Sul, Sudoeste, Triângulo Sul e Triângulo Norte.

Carlos Henrique Cruz / com Agência Minas - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.