Portal Caparaó - CBH recebe visita de Fundação Alemã
Agronégocios

CBH recebe visita de Fundação Alemã

20/05/2015 - Atualizado em 20/05/2015 09h04

MANHUAÇU (MG) - O CBH-Manhuaçu – Comitê de Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu recebeu representantes do Instituto Terra, uma comitiva da Alemanha, que no Brasil é representada pela Fundação Hanns R. Neumann, braço social do Neumann Kaffee Gruppe, que tem sede em Hamburgo, representantes do SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o prefeito de Alto Caparaó, José Gomes, e o Chefe do Executivo de Manhuaçu, Nailton Heringer.

Na abertura do encontro a presidente do CBH Manhuaçu, Isaura Paixão, falou sobre um dos mais importantes projetos desenvolvidos pelo órgão, que é o PMSB – Plano Municipal de Saneamento Básico. O vice-presidente, Senisi Rocha, fez uma apresentação ampla da atuação da entidade na região e detalhou as etapas do Plano inclusive a área de cobertura. “O Plano já alcança uma etapa adiantada e não contempla apenas a sede do município, mas todas as regiões, inclusive as mais longínquas, para que fosse elaborado realizamos nove oficinas pelo município” – disse.

O município de Alto Caparaó, local onde nasce o Rio José Pedro, afluente da Bacia do Rio Manhuaçu, também passa a integrar a CBH, e começa receber as ações de implantação dos programas de saneamento e preservação das nascentes. “A área rural do nosso município fica acima da urbana. Então temos que cuidar das duas com o saneamento urbano e rural, e também cuidar das nossas nascentes com projetos pensados nas nossas propriedades, pois são todas pequenas de três/quatro alqueires, precisamos ter projetos que possam ser adequados a elas. Então é fácil adequar nossa cidade às leis ambientais” – defende o Prefeito José Gomes.

NOVAS PARCERIAS PARA NOVOS RESULTADOS

As parcerias já rendem bons frutos. Ainda em fase experimental, CBH e Instituo Terra, estão trabalhando nos municípios de São João do Manhuaçu, Manhuaçu, Luisburgo, Reduto, Santana do Manhuaçu, Conceição de Ipanema e Lajinha, com o projeto de reflorestamento das nascentes e de fossas sépticas. O Instituto Terra é uma organização civil sem fins lucrativos, fundada em abril de 1998, que atua na região do Vale do Rio Doce, e que tem sede na cidade de Aimorés.

Já a Fundação Hanns R. Neumann, instalada no Brasil desde 2007, na cidade de Lavras, chega para somar com projetos sociais, voltados principalmente para a cafeicultura sustentável, já que a empresa é  líder mundial em comercialização de café, oferecendo apoio técnico empresarial a pequenos produtores rurais, que estejam no cinturão da Bacia do Rio Manhuaçu. Com isso, os projetos que envolvem os recursos hídricos também se tornam prioridade na agenda do instituto.

“Queremos fazer um trabalho dentro das propriedades, dando aos produtores oportunidade de melhorar suas produções e conseguirem um retorno mais atrativo para os produtos. Mas ao mesmo tempo procurando tratar bem e cuidar dos recursos materiais das quais os produtores atuam, por isso esse trabalho deve ser feito também fora das propriedades, onde os outros atores atuam, e assim garantir um desenvolvimento sustentável nas regiões” – relata Michael Optiz, gerente da Fundação Hanns R. Neumann.

PARCERIA PARA QUALIFICAR O PRODUTOR RURAL

O SENAR é uma entidade de direito privado, mantida pela classe patronal rural, vinculada à CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, chega como outra importante parceira do CBH Manhuaçu. Ele pretende colaborar para a solução de um problema comum em todo o país, que é a qualidade e quantidade de água nas propriedades rurais, o que afeta a produção agrícola, a qualidade de vida de quem mora no campo e também as questões ambientais. “O SANAR então foi convidado para desenvolver capacitação no sentido de resolver esse problema. A parceria visa conciliar os projetos já existentes na região, com o que vamos trazer. Vamos capacitar os produtores rurais trabalhando no sentido de melhorar a capitação da água na propriedade, com a recuperação de nascentes” – enfatiza o analista de formação profissional Rural do SENAR, Wander Magalhaes.

Secretaria de Comunicação Social

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.