Portal Caparaó - Estudantes de Medicina conhecem o CAF
Geral

Estudantes de Medicina conhecem o CAF

22/05/2015

MANHUAÇU (MG) - O CAF – Centro de Atenção à Família – no Bairro São Francisco (antigo Campo de Avião), recebeu esta semana a visita de alunos do primeiro período do curso de medicina da FACIG – Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu. A visita foi acompanhada pela coordenação da equipe de Estratégia de Saúde de Família – ESF Nossa Senhora Aparecida.

Implantado pelo Centro Espirita Manoel Henrique, o CAF tem como objetivo o apoio e acolhimento às famílias carentes, adolescentes e crianças, oferecendo todo tipo de serviço de assistência social, engajamento com a sociedade, valorização à pessoa, tratamento médico, clinico, odontológico, capilar e oficinas com várias atividades.

O presidente do CAF, Luiz Henrique Tomaz de Arruda Veraz, destaca que o trabalho é voluntário e envolve também a colaboração de diversos órgãos. Entre eles estão o Governo de Manhuaçu, por meio do CRAS, CREAS, CAPS AD, Conselho Tutelar, FUMAPH, CEM e FACIG.

Para manutenção dos trabalhos, além das parcerias a entidade recebe doações de pessoas físicas e jurídicas e ainda desenvolve projetos e realiza bazares. Os recursos ajudam na manutenção das despesas, na compra cestas básicas para as doações, aquisição de materiais médico e odontológico e das oficinas oferecidas.

GOVERNO APOIA INICIATIVAS

O Centro de Atenção à Família atende, hoje, 165 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, em diversas oficinas. São atividades como a brinquedoteca, jiu-jítsu, desenho, violão, curso de confecção de boneca de pano, reforço escolar, artesanato, capoeira e educação física. São oferecidas também aulas de música envolvendo diversos instrumentos com a participação de quarenta alunos. As aulas são em parceria com o 11º Batalhão da Polícia Militar e o Rotary Clube. O serviço voluntário também proporciona atendimento odontológico e aulas de informática.

As crianças e adolescentes atendidas nas oficinas e atividades do CAF são cobradas em relação a assiduidade na escola regular. Os pais também são engajados nesse compromisso em relação às crianças e adolescentes. Além das oficinas, 74 famílias são atendidas pelo Centro com visitas regulares de acompanhamento nas residências e doações de alimentos, roupas, medicamentos e até pagamento de contas de luz, água ou aluguel, após um estudo da situação da pessoa.

O Governo de Manhuaçu apoia a iniciativa do CAF e mantem convênio oferecendo quatro professores para as oficinas. Um assistente social do município também apoia os trabalhos do CAF na comunidade e a equipe da Estratégia de Saúde da Família utiliza o espaço do Centro para os atendimentos, inclusive com o médico.

A professora do curso de medicina, Tatiana Vasquez Camila dos Santos, da disciplina Medicina Familiar Comunitária I, disse que a iniciativa visa inserir os futuros profissionais médicos nesse universo da atenção primária em saúde e o sistema de funcionamento do CAF representa bem esse conceito ampliado onde as demandas primárias e as dinâmicas da prevenção e promoção se apresentam de forma ampla.

“O objetivo é trazer os alunos para além muro da faculdade e apresentar essa realidade da prevenção da saúde no seu âmbito primário. É conhecer a realidade do ser humano além do consultório médico em sociedade ampla e diversificada” - lembrou. “Essa já é a segunda turma, são trinta alunos. A atividade já está sendo inserida como uma dinâmica específica da disciplina” – concluiu.

ATENÇÃO BÁSICA É PORTA DE ENTRADA

A enfermeira Sandra Rodrigues de Souza Barbosa, coordenadora do ESF Nossa Senhora Aparecida, que atende também o Bairro São Francisco, considera importante a visita dos estudantes. “A saúde da atenção básica é a porta de entrada para esses médicos futuramente e precisamos que eles sejam comprometidos” – comentou. “O paciente deve ser visto como um todo na realidade em que vive e não fragmentado” – concluiu Sandra Barbosa.

A unidade do ESF tem uma população de 4.262 pessoas, sendo 1.148 famílias nos dois bairros. Segundo Sandra, são 127 diabéticos, 457 hipertensos e 44 gestantes inscritas, fazendo o pré-natal. “Nós temos orgulho de falar que temos médico todos os dias na comunidade. Apesar de muita resistência por parte dos usuários que querem o remédio para combater a doença ,mas ainda resistem em evitar, querem a insulina mas não se preocupam com uma dieta” – comentou.

A unidade da ESF funciona em sede própria, instalada na Avenida 30 de março, sem número, no Bairro Nossa Senhora Aparecida.

Secretaria de Comunicação Social

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.