Portal Caparaó - Projeto Atitude: Assistidos proferem palestra para gerentes
Geral

Projeto Atitude: Assistidos proferem palestra para gerentes

29/05/2015 - Atualizado em 29/05/2015 13h14

MANHUAÇU (MG) - Assistidos pelo Projeto Atitude promoveram palestra para os gerentes das redes de óticas Veja, Manhuaçu, Manhumirim, Raul Soares, Simonesia, São João do Manhuaçu, Divino, Caratinga e Carol Manhuaçu, Caratinga e Vale do Aço.

Logo após o encontro dos gerentes com a direção das lojas foi feita a abertura da palestra pelo Professor Fernando Portes, que juntamente com Sergio Breder (Serginho) que deficiente visual e que cursa o último período do curso de direito, fez abertura da palestra, com breve explanação sobre o Projeto Atitude.

Um dos objetivos do evento foi o de levar ao grupo de gestores uma oportunidade de conhecimento quanto aos diferentes tipos de deficiências e a recepção ao cliente com deficiência visual durante uma compra. “Temos que nos dirigir há um deficiente visual da mesma forma que uma pessoa vidente “que enxerga”, usar sempre os mesmos termos, como por exemplo: veja aqui este óculos, olhe este outro. Pois o fato de que ele seja cego, não quer dizer que ele não enxergue. Ele não enxerga da mesma forma que nós, mas deixe ele tocar na peça, apalpar. E o mais importante, sejam sinceros na opinião quanto à compra do produto. Nem sempre o mais caro, é que mais se adaptou ao cliente”, explicou Fernando Portes.

Para o empresário Edivan Fernandes, a presença do Projeto Atitude no encontro foi mais um aprendizado no dia a dia. “Estamos extremamente satisfeitos e encantados com a força de vontade e determinação das pessoas que hoje estiveram aqui. Principalmente pra nós que trabalhamos com óculos e ter a oportunidade de vivenciar este momento é muito gratificante”, disse Edivan.

Ainda dentro da programação os assistidos pelo programa tiveram a oportunidade de falar um pouco sobre a vida de cada um e ao contrário do que muitos pensam, tem mais a comemorar do que lamentar, e exemplo da pequena Gabriela, de apenas 10 anos de idade, as irmãs Marcela e Tatiane, de 16 e 21 anos respectivamente e ambas cegas; o Serginho, o Antonio Marcos; Yasmim, que com 16 anos perdeu a visão e passa por um dos momentos mais delicados de sua vida, mas conta com o apoio e ajuda do grupo e familiares. “A cada dia que passa, descobrimos que podemos mais e a luta destas pessoas que nunca desistem, nos dá força e coragem para continuar”, ressaltou Professor Fernando. Ele ainda destacou a participação de D’Ane Fagundes, que após um acidente ficou paraplégica, mas mesmo assim após muita persistência já consegue andar sozinha, mesmo com a ajuda de muletas.

Edivan Fernandes na oportunidade destacou com orgulho o trabalho de um de seus gerentes, o Luiz Carlos, que nasceu com uma deficiência, mas graças a sua competência e garra, hoje ele é um dos gerentes do grupo.

Ao final foi realizado uma dinâmica entre os presentes, na qual, alguns dos gerentes foram convidados a passar por uma deficiência temporária, e depois eles contaram a experiência de sentir e passar pelas mesmas limitações que os edificantes, mesmo que por poucos instantes.

Jailton Pereira - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.