Portal Caparaó - Diocese de Caratinga 100 anos: Dom Emanuel Messias
Geral

Diocese de Caratinga 100 anos: Dom Emanuel Messias

02/06/2015 - Atualizado em 02/06/2015 08h18

CARATINGA (MG) - O bispo diocesano de Caratinga, dom Emanuel Messias de Oliveira, recebeu a imprensa na tarde de quinta-feira, 28/05, para uma entrevista coletiva, que marcou o início de uma intensa divulgação das comemorações do centenário da Diocese de Caratinga.

Participaram da coletiva, o bispo diocesano, dom Emanuel Messias de Oliveira, e o padre Ademilson Tadeu Quirino, pároco da Catedral, um dos organizadores da comemoração do centenário.

A diocese de Caratinga foi criada em 15 de dezembro de 1915, pelo papa Bento XV. Ao longo dos 100 anos, a diocese foi governada por seis bispos (dom Carloto Fernandes da Silva Távora (1921-1933), dom José Maria Parreira Lara (1935-1936), dom João Batista Cavati (1938-1956), dom José Eugênio Corrêa (1957-1978), dom Hélio Gonçalves Heleno (1979-2011), dom Emanuel Messias de Oliveira (2011- atualmente).

A festividade em comemoração pelos cem anos de história da diocese de Caratinga acontecerá no dia 28 de junho, a partir das 15h, no Campus II do Centro Universitário de Caratinga, no Bairro das Graças, onde será celebrada uma missa festiva em ação de graças.

Uma série de eventos está acontecendo dentro da programação festiva para o ano jubilar da diocese. Desde junho do ano passado, imagens de São João Batista, padroeiro da diocese, estão percorrendo as mais de mil comunidades eclesiais de base da diocese e as paróquias estão peregrinando à Catedral, relembrando a importância da Igreja-mãe para toda a diocese.

Outros eventos marcantes, como a peregrinação dos religiosos de toda a diocese à Catedral, em 1º de maio, a sessão especial na Câmara Municipal de Caratinga em homenagem ao centenário, no dia 12 de maio e a comemoração dos 20 anos da Pastoral da Criança, no dia 17 de maio, são destaques dessa comemoração.

As festividades serão realizadas ainda em um nível paroquial, com a celebração do tríduo em honra a São João Batista, nos dias 21, 22 e 23 de junho e no dia 24 de junho todas as paróquias celebrarão a festa da natividade de São João Batista.

ENTUSIASMO

De acordo com o bispo dom Emanuel, os preparativos para a comemoração se resumem em bastante entusiasmo. São esperadas caravanas de cidades vizinhas e a presença de bispos e padres. Será um momento de intensa reflexão. “A diocese se organiza com muita movimentação. O destaque, sem dúvida, tem sido as peregrinações da imagem de São João Batista. Essa peregrinação está tendo uma aceitação muito grande. Pensamos nessa imagem para sentirmos que somos uma igreja que tem um padroeiro. Às vezes sem isso o pessoal fica sem saber quem é o padroeiro da nossa diocese. Essa peregrinação vai ficar muito bonita”.

Dom Emanuel destaca que as comemorações se estendem ainda à Catedral, considerada “mãe de todas as igrejas da diocese”.

LUZ DO MUNDO

O ano jubilar tem como tema: “Discípulos missionários, somos todos luz do mundo” e lema: “Lâmpada que arde e ilumina”. O bispo explica que é importante fazer uma reflexão do ser missionário. “É bom lembrar que discípulo é aquele aprende e que anda atrás de Jesus. Somos missionários desde o nosso renascimento espiritual a partir do batismo. Vamos tomando consciência de que somos missionários quando vamos frequentando a igreja e percebendo que a igreja é toda missionária. Perderia até seu sentido se não fosse, porque foi obedecendo a Jesus de pregar o evangelho a todos os povos, que o evangelho chegou até aqui. Todos nós, como igreja, somos discípulos missionários”.

Dom Emanuel ainda lembra a expressão: “Eu sou a luz do mundo”, que vem de encontro ao tema. “Mostra o esplendor, o clarão do evangelho no coração de cada um e da diocese. Somos realmente luz, se não somos, deveríamos ser”.

Quanto ao lema, o bispo relembra um versículo do Salmos, que diz:  “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho”. “Lembrando que o nosso padroeiro é João Batista e essa frase é atribuída a ele. João é a lâmpada e Jesus é a luz. Pensando em uma lamparina, a vela que à medida que vai se consumindo, ilumina. Então, o discípulo é aquele que dá a vida para as pessoas, com seu suor, seu trabalho, sua entrega nas pastorais e na igreja. Branqueando os cabelos dando a vida pelo nosso povo”.

FESTA E ESTRUTURA

Para receber todos os fiéis, está sendo preparada uma grande estrutura. Dom Emanuel destaca que a intenção é motivar um grande número de pessoas. “Vai ser uma grande festa em virtude do centenário. Vamos salientar essa caminhada bonita de luz, de vida da igreja. Vai ser um intenso movimento. A estrutura é fenomenal, basta lembrar que vai ficar por quase 60 mil reais. São várias tendas, para celebração, imprensa. Banheiros químicos, tudo organizado. É um espaço bem grande, para comportar o maior número de pessoas possível”.

Oficialmente, a Diocese de Caratinga completa 100 anos no dia 15 de dezembro. Porém, a estratégia organizada foi celebrar o centenário juntamente com a Festa de São João Batista, de modo a acolher melhor a comunidade.

Com informações do Diário de Caratinga

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.