Portal Caparaó - CAPS na luta antimanicomial em Simonésia
Geral

CAPS na luta antimanicomial em Simonésia

03/06/2015

SIMONÉSIA (MG) - No Dia Nacional de Luta Antimanicomial, o CAPS I – “Esperança” de Simonésia, saiu às ruas e fez um movimento contagiante. Com a participação dos profissionais, usuários do CAPS e seus familiares, da prefeita Marinalva Ferreira, pessoas ligadas à área da saúde, educação, assistência social, profissionais do Caps i de Manhuaçu e da sociedade, em busca de maior conscientização.

Neste ano o lema escolhido pelo CAPS Esperança foi: “Penso, louco existo. Na felicidade eu insisto”. “Escolhemos esta frase inspirada no pensamento de Descartes. Esta escolha nos ajuda a fortalecer nossa missão, de que a sociedade precisa reconhecer que estamos aqui e fazemos parte dela. Para complementar e reforçar a ideia, nosso Bloco, nomeado Mente Solta, escolhido pelos usuários do CAPS, reforça o quanto essa liberdade nos faz bem, criativos, mentalmente mais saudáveis e com muito mais expectativas para um futuro cada vez melhor” - reforça a Enfermeira Daiane Fialho.

Para a Assistente Social do CAPS, Varlei de Moura Prata, esse movimento se caracteriza pela busca dos direitos das pessoas com sofrimento mental. “Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos ‘tratamentos’. Assim sendo, hoje nós convidamos a todos a refletirem para que o 18 de Maio possa ser compreendido como mais um dia de luta e resistência aos processos de exclusão e segregação daqueles sujeitos que, em muitos locais, ainda são submetidos às práticas manicomiais. Portanto, ‘Que se abram as ruas, as portas, as mentes, os olhos e acima de tudo os corações !!!’” – Enfatizou a profissional.

A prefeita considerou o momento ímpar: “Faço questão de participar todos os anos. Todos do CAPS são muito comprometidos com o que fazem, trabalham com carinho e isso é fundamental. Nos preocupamos muito, quanto à medicação na hora certa, a refeição de qualidade, os atendimentos a eles, consultas com psiquiatra. Em fim, vejo que tudo tem dado certo, graças ao empenho de todos, eles transmitem um grande aprendizado a todos nós” - ressaltou Marinalva Ferreira – Prefeita.

O Secretário de Saúde Fernando Bento falou sobre o evento, bem como a importância do CAPS. “O preconceito da sociedade e até da família em relação ao doente mental é um problema que precisa ser superado. O CAPS trabalha na orientação às pessoas e à família, que o usuário bem tratado e tomando as medicações, com apoio psicológico, pode sim ter uma vida saudável. O encaminhamento para um hospital psiquiátrico só ocorre em caso extremo” – afirmou o secretário.

Para a Psicóloga do CAPS, Astharianna Alves de Barros é preciso esclarecer que, em alguns casos, a internação pode ser necessária e "não é contra isso que devemos lutar, mas sim pela qualidade do tratamento, pela humanidade, pela inclusão. A LutaAntimanicomial não se faz apenas nesta data, mas, sim todos os dias, quando nós criamos coragem para romper com as barreiras do preconceito, sem excluir aquele que pensa, sente, e se comporta de forma diferente de nós”. “Manicômio nem sempre é um lugar construído com tijolos e concreto, com portas, janelas e grades. Às vezes ele é construído em nossos pensamentos e atitudes, quando optamos por excluir ao invés de acolher, proporcionar tristeza ao invés de felicidade, prender ao invés de libertar”.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.