Portal Caparaó - Festa do Queijo: Ipanema quer superar seu próprio recorde
Entretenimento

Festa do Queijo: Ipanema quer superar seu próprio recorde

19/06/2015 - Atualizado em 19/06/2015 10h40

IPANEMA (MG) - Dezessete mil e quinhentos litros de leite serão utilizados para a produção do maior queijo minas do mundo, na sexta edição da Festa do Queijo em Ipanema, Minas Gerais, que acontecerá nos dias 31 de julho e 1º de agosto. O município já detém o recorde de maior queijo minas padrão do Brasil, auditado pelo Rank Brasil, com um queijo de 1770 kg produzido em 2014, e este ano quer atingir a marca de 1850 kg.

Além do esperado queijo, esta edição conta novamente com a produção de um doce de leite gigante com mais de 520 quilos. Ano passado a iguaria, também auditada pelo Rank Brasil, com 507 kg foi distribuída em pedaços juntamente com o queijo durante a festa.

Produtos da culinária do queijo estarão disponíveis para venda em barraquinhas na Feira do Queijo, durante a Festa na Praça Coronel Calhau. Cursos de culinária do queijo também serão realizados na semana que antecede o evento.

Ipanema

Ipanema é uma importante bacia leiteira do Vale do Rio Doce. Com 19 mil habitantes, localizada a 190 km de Governador Valadares, 75 km de Caratinga e 80 km de Manhuaçu, tem como propulsor da economia a pecuária leiteira, onde a mais importante captadora, Cooperativa Agropecuária de Ipanema (Capil), recebe diariamente 110 mil litros de leite.

A Festa é realizada pela Prefeitura de Ipanema e conta com o apoio da Cooperativa Agropecuária de Ipanema (Capil) para a produção do queijo e da fábrica de doces Nhá Nair para a produção do doce.

O queijo e o doce desfilam pela cidade em carro aberto e logo após serão cortados e distribuídos gratuitamente para a população na Praça Coronel Calhau.

Fabricação do queijo e doce

O queijo gigante será produzido no dia 15 de julho, às 7 horas e ficará por conta do Queijeiro da Capil juntamente com os auxiliares de produção e sob a inspeção da parte técnica.

Para a produção do queijo de 1,85 toneladas serão gastos aproximadamente 17500 mil litros de leite, além de outros ingredientes, como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e 150 kg de sal.
Segundo o tecnólogo em laticínios da Capil, Ricardo Santana Paes, a fabricação do queijo vai passar por todos os procedimentos tecnológicos e de higiene adequados.
“A produção será em uma queijomate automatizada, de onde seguirá para o processo de enformagem, que devido ao tamanho e dificuldade de movimentação do queijo, é enformado dentro da câmara fria onde permanece entre as temperaturas de cinco à dez graus até o dia do desfile”, explica.

A produção do doce de leite leva leite, açúcar, glicose e um redutor de acidez e o cozimento é a vapor. Ele será produzido na sede da fábrica de doces Nhá Nair, no dia 28 de julho a partir das 8 horas. Para a quantidade de 520 quilos o processo de preparo dura até 8 horas. Para a produção serão usados aproximadamente 1.100 litros de leite e 350 kg de açúcar. Após o processo o doce vai para a enformagem e “descansa” até o dia 1º de agosto quando será auditado pelo Rank Brasil e seguirá para o desfile pela cidade.

Desfile, distribuição e fiscalização

Às quinze horas, do dia 1º de agosto (sábado) na sede da Capil, o queijo e o doce de leite, auditados por um fiscal do Rank Brasil, será aferindo peso e medidas, e verificando se o produto é próprio para o consumo. A apresentação dos dois produtos está marcada para as 16 horas, com um desfile pelas ruas da cidade e distribuição gratuita na Praça Coronel Calhau.

Feira do Queijo

Além da degustação do queijo e do doce de leite, uma Feira da Culinária do Queijo vai expor e vender produtos com queijo. Dentre os produtos da Feira Culinária estão: tortinha de queijo, mini pizza de queijo, pastel assado de queijo, canjiquinha com queijo, broa de queijo, espetinhos de queijo, fogazza de queijo, medalhão com queijo, mandioquinha com queijo, macarrão na chapa com queijo, quibe recheado com queijo, empadão com queijo, empadinha de queijo, pão de batata e o famoso pão de queijo. A Prefeitura de Ipanema disponibilizou um Economista Doméstico para ministrar um Curso de Capacitação sobre como criar pratos doces e salgados com queijo na receita. Todos os pratos estarão expostos durante a festa.

Cursos de culinária do queijo

A Cozinha móvel do SENAC ficará estacionada na praça da matriz, entre os dias 21 e 31 de julho, sobre a responsabilidade de uma economista doméstico, oferecendo mini cursos sobre a correta manipulação de alimentos e receitas inovadoras, tendo como ingrediente principal o leite e seus derivados.

Caminhão da sorte

A Prefeitura Municipal e Caixa firmaram parceria e pela primeira vez o Caminhão da Sorte das Loterias participará das festividades realizando todos os sorteios, entre os dias 27 de julho a 1º de agosto, na Praça Coronel Calhau.

Programação:

- De 21/07 a 31/07/2015 – Curso de queijos e derivados, manipulação de alimentos e outras receitas na carreta escola do SENAC/MG estacionada na Praça Coronel Calhau.
- De 27/07 a 1º/08 – Caminhão da Sorte para sorteio das Loterias Caixa.
- Sexta – 31/07/2015
A partir das 18h - Feira Gastronômica do Queijo. (Comercialização dos produtos do queijo: churrasquinho de queijo, pão de queijo, broa de queijo, brigadeiro de queijo, sorvete de queijo, entre outros);
22 h – Show regional com Paulo Sérgio, Mateuzito e Banda.

- Sábado – 01/08/2014
15h – Pesagem do Queijo e do doce de leite na Cooperativa Agropecuária e aferição do recorde pelo Rank Brasil;
15h30 – Coletiva com a imprensa nacional sobre a pesagem do queijo;
16h – Saída do Queijo Gigante e do Doce de Leite para Desfile pelo Centro da Cidade em carro aberto. Saída da Cooperativa Agropecuária de Ipanema e chegada à Praça Coronel Calhau;
17h – Corte do Queijo e do Doce de Leite e distribuição à população na Praça Coronel Calhau;
17h – Feira Gastronômica do Queijo;
18h – Entrega dos troféus para o queijo e o doce e pronunciamento de autoridades
21h – Show nacional com o cantor Erick Montteiro.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Ipanema

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.