Portal Caparaó - Bairro Engenho da Serra combate a dengue
Geral

Bairro Engenho da Serra combate a dengue

20/06/2015 - Atualizado em 20/06/2015 16h03

MANHUAÇU (MG) - A estação é o outono, época onde o frio começa a chegar dando uma prévia de como será o inverno, e muita gente acaba deixando de lado alguns cuidados, como o combate ao mosquito da dengue por exemplo.

Antes, o mosquito se reproduzia apenas na estação do verão, mas mesmo como até mesmo no período frio os dias continuam ensolarados, isso basta para que as fêmeas coloquem seus ovos, e que haja o risco de uma epidemia. Para evitar que isso aconteça, o Governo de Manhuaçu, por meio da secretaria de Saúde, vem promovendo uma série de ações para combater os criadouros do Aedes Aegypti no município.

No último sábado, 13 de junho,durante toda a manhã foi realizado o Dia “D” de combate à dengue no bairro Engenho da Serra.

A ação coordenada pela Vigilância Ambiental da secretaria de Saúde aconteceu das 8h às 12h, e foi realizada também em parte do bairro Santa Terezinha. Profissionais da saúde, educação e estudantes da rede pública municipal e estadual participaram de uma caminhada e um apitaço pelas ruas do bairro. Todas com o mesmo objetivo, chamar atenção da população sobre a necessidade de combater os criadouros do mosquito transmissor da dengue, febre Zica e Chicungunha. Os agentes de combate à dengue também visitaram as residências, e na Praça Nicchio Sobrinho, em uma tenda esclareceram dúvidas e orientaram os moradores.

“Essa ação teve início no dia oito, e estendeu por toda semana, sendo encerrada com o dia “D” de combate à dengue. Foram inúmeros trabalhos realizados com a comunidade e com as escolas. O SAMAL foi nosso parceiro promovendo a limpeza do bairro, colocando novos containers de armazenamento de lixo e, também divulgamos os horários de coleta para que as pessoas possam depositar seus lixos nos horários de certos. Com isso, estamos tentando transformar a realidade do bairro em um ambiente mais saudável e menos vulnerável a dengue” – comenta Emilce Estanislau, coordenadora da Vigilância Ambiental.

A Energisa, parceira na ação, promoveu a troca de material reciclável por desconto na conta de energia em outra tenda, e trouxe de Cataguases a trupe do projeto Girarte, que por meio de brincadeiras educativas e jogos lúdicos, ensinou a criançada a combater o mosquito causador da dengue e a preservar o meio ambiente.

Especializados em arte e educação o projeto Girarte fez um trabalho para envolver as crianças no combate ao mosquito. “As crianças tem que se conscientizarem, pois dentro de casa são uma referência para os pais, que passam a desenvolver novos hábitos, quando essas crianças aprendem nas escolas ou em apresentações como a que fizemos, e repassam aos pais. Elas os contaminam de forma positiva, e cobram deles essa mudança” – define o integrante do Girarte, Marco Diego.

Para a estudante Rosemeire Cândida Dias de dez anos, as ações realizados no bairro resultou em conhecimento. Ela se surpreendeu ao ver por meio de uma lupa, as larvas do mosquito Aedes Aegypti, e diz o que aprendeu: “Eu aprendi que não pode jogar lixo no chão, e quando a gente ver lixo jogado, tem que catar e colocar na lixeira. Também aprendi que a gente precisa matar o mosquito da dengue, pra ele não matar a gente” – relata Rosemeire.

Secretaria de Comunicação Social

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.