Portal Caparaó - Câmara aprova o Plano de Educação de Manhuaçu
Geral

Câmara aprova o Plano de Educação de Manhuaçu

24/06/2015 - Atualizado em 24/06/2015 07h21

MANHUAÇU (MG) - A Câmara de Manhuaçu aprovou, na manhã desta quarta-feira, 24/06, durante reunião extraordinária, presidida por Jorge Augusto Pereira "Jorge do Ibéria", o Plano Municipal de Educação. A reunião contou com a participação da Secretária de Educação, Gelvânia Câmara, dos Pastores Anderson, Jorge e Gilberto e de dezenas de professores.

O Plano Municipal de Educação trata-se das estratégias do município para alcançar vinte metas estabelecidas pelo Ministério da Educação e que devem ser cumpridas nos próximos dez anos.

Cabe ao município estabelecer estratégias para alcançar as metas, que não são apenas para a educação infantil, isto é, para as escolas municiais, mas também para os ensinos médio e superior. A Secretaria de Educação se debruçou sobre o plano desde 2013. No ano passado, as duas equipes envolvidas, a técnica e multidisciplinar, passaram por uma série de capacitações, encontros e estudos.

Todo procedimento foi acompanhando pela Câmara por meio dos vereadores Anísio e Aponísia. "Nosso estudo foi muito bom. Tivemos diálogo em todas reuniões. Vários educadores fizeram parte da elaboração desse plano, então estou muito satisfeita, porque hoje o plano chegou a esta Casa e o aprovamos com muita tranquilidade. É um plano que vai organizar e coordenar os nossos trabalhos nos próximos 10 anos", explicou Aponísia.

"Como presidente da comissão de educação fui o integrante da equipe. Junto com a equipe técnica da secretaria, debruçamos ao longo de um ano para chegar este momento. Procuramos atender todos os pontos de uma forma geral respeitando os anseios da rede municipal de educação, atendendo a valorização do funcionário, atendendo a criança de 0 a 4 anos, a creche, o ensino fundamental, o ensino médio e o EJA. Quero parabenizar toda equipe técnica da secretaria de educação e o prefeito", detalhou Anízio.

Ideologia de Gênero

Um ponto que abriu discussão sobre o Plano Municipal de Educação foi quanto à orientação do MEC (Ministério da Educação) em inserir a ideologia de gênero no plano, mas a prefeitura e secretaria de educação foram contra e o item ficou de fora, sendo que o motivo foi justificado pela Secretária de Educação, que também falou sobre a importância do plano.

"Quero agradecer primeiramente a Câmara Municipal por ter aprovado o plano que trata de todo projeto educacional para 10 anos desde a creche até os níveis pós graduação, doutorado, então é um projeto que visa o que nós queremos, que nós faremos, que nós pretendemos com a educação de Manhuaçu. Abrange todo o aspecto, tanto do desenvolvimento que nós precisamos hoje, construção de escola, melhoria de qualidade dos alunos na educação, melhoria salarial dos professores, construção de novas creches, novos prédios, toda essa necessidade do município está contemplada. Dentro das estratégias do governo que foi polemicamente discutido aqui é a questão que alguns planos municipais inclusive o estadual e nacional, estar incluído a ideologia de gênero".

BAIXE O ARQUIVO DO O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANHUAÇU

Ainda de acordo com a secretária: "O município de Manhuaçu é contra a ideologia de gênero, nós acreditamos e apostamos na família e queremos que nossas crianças cresçam sabendo que biologicamente não tem como negar a ideologia, existem meninos e meninas com sexos diferentes, agora respeitamos a diferença daqueles que no futuro optarem por outra diferença, nós não podemos impor isso como regra e nem como norma, respeitamos as diferenças de cor, raça, de desejos, opções sexuais, mas não podemos impor isso como uma prática normal e dizer para nossa criança que ela não tem sexo. Ela tem seu gênero, mas tem o direito de ser o que ela quiser, porém eu não posso impor a ela algo diferente daquilo que Deus planejou. Deus fez homem e mulher. Então nosso plano é todo traçado em cima da evolução da criança. Psicologicamente, socialmente, espiritualmente, fisicamente e biologicamente a criança tem que se conhecer, mas o nosso plano é voltado para o bem estar da família de Manhuaçu", aprofundou Gelvânia.

O Presidente da Câmara Jorge do Ibéria também comentou sobre a essência do plano."Sabemos que foi gasto muito tempo na elaboração deste plano e que uma equipe muito grande participou com a sociedade. O plano ficou muito bom. Quero parabenizar a equipe que participou, os vereadores que fizeram o acompanhamento e a Secretária de Educação pelo empenho", concluiu.

Assessoria de Comunicação

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.