Portal Caparaó - Turismo faz visita técnica às regiões do Vale do Rio Doce e do Caparaó
Entretenimento

Turismo faz visita técnica às regiões do Vale do Rio Doce e do Caparaó

15/07/2015 - Atualizado em 15/07/2015 08h09

Parque do Caparaó

Café na Fazenda Ninho da Águia

Parque do Rio Doce

ALTO CAPARAÓ (MG) - A Secretaria de Estado de Turismo, a convite do grupo gestor da Rede de Cooperação Técnica de Roteirização, idealizada pelos circuitos turísticos Mata Atlântica de Minas, Pico da Bandeira e Rota do Muriqui, participou entre os dias 07 e 09 de julho, da visita técnica ao Parque Nacional do Caparaó, RPPN Feliciano Miguel Abdala e ao Parque Estadual do Rio Doce. A visita teve como objetivo colaborar na construção de um roteiro turístico que integre as regiões envolvidas.

Passando pelos municípios de Alto Caparaó, Caratinga e Timóteo, a equipe visitou diversos pontos turísticos, que integram o roteiro proposto, desde as estruturas e atrativos dos parques visitados (cachoeiras, mirantes e trilhas), até os produtos complementares ao projeto como a “Fazenda Ninho da Águia”.

Segundo o técnico Márcio Ribeiro, “a participação da Setur neste momento foi fundamental para compreendermos ainda mais o importante papel desenvolvido pelos Circuitos Turísticos no estado. Verificamos in loco as ações, buscando alinhar e compreender melhor o trabalho desenvolvido. O grande ganho deste projeto é a comprovação do amadurecimento das regiões turísticas mineiras, que tem buscado trabalhar não mais como concorrentes, mas sim integradas, em constante busca de parcerias, fortalecendo assim a atividade turística no estado”, diz.

A técnica Thalita Brito se diz surpreendida com a oferta turística da região que além dos atrativos conhecidos, conta também com equipamentos turísticos em ótima qualidade e parques que possuem infraestrutura em excelente estado. “Considerando o potencial encontrado na região, a mesma tem grande possibilidade de ser um roteiro que irá agradar aos turistas mais exigentes”, conclui Thalita.

O lançamento e a comercialização do roteiro estão previstos para os próximos meses.

Pontos turísticos:

Parque Nacional do Caparaó: localizado na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque abrange quatro municípios mineiros (Alto Caparaó, Caparaó, Alto Jequitibá e Espera Feliz) e cinco capixabas (Dores do Rio Preto, Divino São Lourenço, Ibitirama, Iúna, Irupi). É um dos ícones do montanhismo no Brasil e abriga o terceiro ponto mais alto do país, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude.

Parque Estadual do Rio Doce: situada na porção sudoeste do Estado, a 248 km de Belo Horizonte, na região do Vale do Aço, a unidade de conservação abriga a maior floresta tropical de Minas, em seus 35.970 hectares. O Parque possui quarenta lagoas naturais, dentre as quais se destaca a Lagoa Dom Helvécio, com 6,7 Km2 e profundidade de até 32,5 metros. As lagoas abrigam uma grande diversidade de peixes, que servem de importante instrumento para estudos e pesquisas da fauna aquática nativa, com espécies tais como bagre, cará, lambari, cumbaca, manjuba, piabinha, traíra, tucunaré, dentre outras.

RPPN – Feliciano Miguel Adbala: a Reserva Particular do Património Natural Feliciano Miguel Abdala é um importante remanescente florestal, localizada no município de Caratinga, à margem esquerda do Rio Manhuaçu, na Bacia do Rio Doce, em Minas Gerais.  A reserva possui um elevado número de plantas endêmicas e rica fauna de aves e mamíferos ameaçados de extinção. Dentre os primatas que habitam a área, destaca-se o macaco “Muriqui”, considerado o maior primata das Américas. Em razão de tal singularidade a RPPN é considerada uma das áreas prioritárias para conservação da biodiversidade na Mata Atlântica.

Fazenda Ninho da Águia: localizada a pouco mais de dois quilômetros do centro da cidade de Alto Caparaó, fazendo divisa com o Parque Nacional do Caparaó, a propriedade é certificada com o selo Certifica Minas Café (Programa de Certificação do Governo do Estado de Minas). Com um clima considerado o melhor do mundo, a fazenda é um local aprazível, cercado de montanhas cheias de encantos naturais. Lá é produzido o café que ganhou o 1° lugar em 2014 no Concurso de Qualidade Estado de Minas Gerais.

Secretaria de Turismo de Minas Gerais

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.