Portal Caparaó - Governador inaugura Unidade Saúde da Família em Iúna
Geral

Governador inaugura Unidade Saúde da Família em Iúna

22/07/2015 - Atualizado em 22/07/2015 10h45

MANHUAÇU (MG) - A população de Iúna, no Sul do Espírito Santo, passa a contar com uma Unidade Saúde da Família (USF) a partir desta terça-feira (21/07). Financiada com recursos estaduais, a obra dispõe de 600,40 metros quadrados de área construída e beneficiará, aproximadamente, 6 mil moradores. Trata-se de um investimento que visa a fortalecer a atenção primária, considerada a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a solenidade de inauguração, o governador Paulo Hartung ressaltou que a Unidade representa um importante avanço nas políticas de atendimento na rede de saúde pública, principalmente, nas ações relacionadas ao atendimento primário e medidas preventivas. "Essa obra é importante em vários aspectos, entre eles, nas questões ligadas à saúde básica que é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde. A cada 10 pessoas que precisam de atendimento, oito resolvem seus problemas em Unidades Saúde da Família  É uma rede muito importante para todas as regiões do Estado", avalia o governador.

Já o prefeito do município, Rogério da Cruz, destacou que a obra era um antigo pleito da comunidade e lideranças da região. "Essa obra só aconteceu por conta de um esforço coletivo e parceria junto ao Governo do Estado. Estamos satisfeitos e felizes com esta conquista", disse.

Após a inauguração da USF, o governador visitou as instalações da Santa Casa onde anunciou o apoio do Governo do Estado para a obra de construção de nova Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). "Agora estou me comprometendo publicamente nesta parceria e, ainda, neste segundo semestre retorno ao município para assinarmos o convênio que viabilizará a obra da nova UTI da Santa Casa", prometeu Hartung.

Construção

A construção da Unidade Saúde da Família foi financiada com repasse de R$ 1,16 milhão feito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que também viabilizou equipamentos médico-hospitalares e mobiliários no valor de R$ 56 mil. A cessão do terreno e a contratação de profissionais foram a contrapartida municipal.

A Unidade Saúde da Família de Iúna conta com seis consultórios (incluindo um multidisciplinar e um odontológico com duas cadeiras), espaço para higiene bucal, sala de inalação, imunização, suturas e curativos, farmácia, auditório com 90 lugares e ambientes administrativos e de apoio.

O padrão do projeto arquitetônico adota características ecologicamente corretas, com destaque para o jardim interior e a ampla distância entre o piso e o teto (entre quatro e cinco metros) para permitir o aproveitamento da luminosidade e ventilação natural. A edificação conta ainda com ambientes climatizados nos consultórios e no auditório.

Novas Unidades

Até o fim do ano, outras 05 Unidades Saúde da Família devem ser entregues: Alto Rio Novo, Bom Jesus do Norte, Colatina, Guarapari e Mantenópolis. Em 2016, serão inauguradas em Aracruz, Castelo, Conceição da Barra, Domingos Martins, Guaçuí, João Neiva, Marataízes e Pedro Canário, que contará com duas USFs. A de Viana já foi entregue este ano.

A parceria do Governo do Estado com os municípios na construção dessas unidades é importante para reduzir a sobrecarga dos leitos hospitalares, já que cerca de 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos com uma atenção básica de qualidade.

SECOM ES

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.