Portal Caparaó - Matipó recebe o Fórum de Educação Ambiental
Agronégocios

Matipó recebe o Fórum de Educação Ambiental

22/07/2015 - Atualizado em 22/07/2015 10h46

MATIPÓ (MG) - Com o tema central “Brigadeiro/Caparó: Eixo Regional de Conectividade Socioambiental”, o XIV Fórum Regional de Educação Ambiental – ForEA foi realizado em Matipó. O evento foi organizado pelo Instituto Estadual de Florestas - IEF, Regional Zona da Mata em parceria com a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata - CIEA ZM e contou com o apoio das prefeituras de Matipó, Luisburgo e Santa Margarida, que fazem parte do pólo CIEA de Manhuaçu.

Durante dois dias, cerca de 350 pessoas, entre professores, estudantes e gestores municipais, trabalharam a educação ambiental aplicada de diversas formas. Na quinta-feira (09/07), durante a solenidade de abertura, foram feitas homenagens a personalidades e instituições que contribuem com o meio ambiente, além de um encontro com gestores e um ciclo de palestras.

Nesta sexta-feira (10/7), os participantes assistiram às oficinas. No total, foram oferecidas 14 oficinas e, ao fim do dia, foi elaborado o documento final com levantamento das demandas locais e propostas para melhoria da qualidade ambiental.

O vice-prefeito de Matipó, Sebastião Luiz Dornelas, ressaltou a importância do trabalho em prol do desenvolvimento sustentável. “Infelizmente, ainda há muito desrespeito ao meio ambiente, por isso, é fundamental levar informação à população para que haja mudança de hábitos e melhoria da qualidade de vida nos municípios, seja na área urbana como na rural”, afirmou Dornelas.

Betty Giovannoni, presidente da CIEA Zona da Mata, apresentou um histórico do trabalho da comissão e do fórum desde 2006. Quanto aos excelentes resultados de todas as ações desenvolvidas, a presidente disse que “a diferença é que as pessoas envolvidas acreditam no trabalho”, conclui Betty.

O superintendente regional de regularização ambiental, Alberto Iasbik, que faz questão de participar dos ForEAs, explica que “o desfio é formar multiplicadores por meio deste trabalho. Aqui são dois dias, mas o objetivo é que as experiências e o conhecimento repassado sejam levados para o dia a dia dos participantes. Esta é uma grande oportunidade para os municípios vizinhos buscarem a integração e a união pela melhoria da qualidade ambiental”.

A coordenadora do ForEa em Matipó, professora Maria Aparecida Salles Franco, da Univértix e do CIEA polo Manhuaçu ressaltou que o Fórum é um passo para o planejamento do futuro e de ações no presente. “É fundamental a mobilização da sociedade na construção do mundo que queremos”, disse.

Durante a reunião de gestores municipais, foram discutidos temas como a municipalização do licenciamento, ações de proteção de nascentes, além de medidas adequadas para o saneamento ambiental.

O diretor do escritório regional do IEF Zona da Mata, Luiz Henrique Ferraz Miranda, destacou que, “esta é uma oportunidade de mostrar aos municípios a alternativa dos consórcios intermunicipais, como o de saúde, que pode oferecer estrutura para o trabalho ambiental”.

Parque Estadual Serra do Brigadeiro

O Parque Estadual Serra do Brigadeiro estava presente na feira de municípios, que acontece paralelamente às palestras e oficinas. Além da apresentação do seu trabalho, no estande do parque, foram mostradas peças de artesanato confeccionadas por artesãos das comunidades do entorno da Unidade de Conservação (UC).

O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, apresentado na temática central do evento, foi criado em 1996 e aberto à visitação em 2005. A UC fica localizada no extremo norte da Serra da Mantiqueira, nos municípios de Araponga, Fervedouro, Miradouro, Ervália, Sericita, Pedra Bonita, Muriaé e Divino.

A Serra do Brigadeiro possui inúmeras nascentes, que contribuem de maneira significativa para a formação de duas importantes bacias hidrográficas do Estado: a do rio Doce e a do Paraíba do Sul.

Apoiadores

Para o acontecimento do fórum, além do IEF, foi formado um grupo que contribuiu para a realização do evento, e contou com a participação das prefeituras de Matipó, Luisburgo e Santa Margarida, os Comitês de Bacia Hidrográfica do Manhuaçu e Piranga, a Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu e Ponte Nova, a Polícia Militar de Minas Gerais, o Senar, Siccob Credlivre, Coocafé, Conter e a Univértix, que ofereceu toda a estrutura da universidade para receber o ForEA.

Os próximos ForEAs agendados serão em Olaria e Juiz de Fora.

Renata Fernandes
 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.