Portal Caparaó - Manhuaçu ganha três novas unidades de saúde bucal
Geral

Manhuaçu ganha três novas unidades de saúde bucal

23/07/2015

MANHUAÇU (MG) - A Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Saúde inaugura ainda este mês, três novas unidades de saúde bucal no município. Iniciativa visa disponibilizar à população o acesso mais facilitado aos serviços de atendimento odontológico. Na foto, o coordenador da saúde bucal Keller Filgueiras e o Secretário José Rafael.

A primeira inauguração está prevista para a próxima quinta-feira, 23, da Unidade de Saúde Bucal na sede do Distrito de Vilanova. A solenidade está programada para as seis horas da tarde na sede do posto de saúde da localidade.

Outra unidade de saúde bucal pronta para iniciar atendimento à população, está com a inauguração marcada para sexta-feira, 24, em Dom Correia. A cerimonia também começa às seis horas da tarde na unidade de saúde da sede do distrito. Na próxima semana, sexta-feira, 31, às seis horas da tarde, será realizada cerimônia de inauguração oficial da unidade de saúde bucal do Bairro Engenho da Serra, que já está atendendo a população.

ATENDIMENTO AMPLIADO

As inaugurações fazem parte do processo de ampliação e universalização do atendimento na saúde bucal, implementado a partir de 2013, chamado “Brasil Sorridente”. Em Manhuaçu, a política de atenção ao atendimento de zero a quatorze anos, na faixa escolar está sendo substituída, e o atendimento garantido para toda a comunidade.

Para o secretário de Saúde, José Rafael Oliveira, o objetivo é, dentro da possibilidade de recursos, ampliar o atendimento a toda a comunidade. As mudanças já atingiram os bairros Petrina e Nossa Senhora Aparecida, além do Engenho da Serra e agora os serviços em Vilanova e Dom Correa. Em São Pedro do Avaí, Ponte do Silva e Sacramento os serviços também já estão funcionando.

O grande desafio do Governo Municipal é ampliar o atendimento odontológico universal. De 2003 até 2012, foram implantados apenas três equipes de saúde bucal e o Governo do Prefeito Nailton Heringer, a partir de 2013, conseguiu colocar em funcionamento cinco equipes até agora.

EQUIPES COBREM TODO O MUNICÍPIO

A estrutura do serviço odontológico em Manhuaçu conta hoje com uma equipe de 42 profissionais, incluindo auxiliares e dentistas. Somente na cidade são 15 dentistas especializados em endodontia, cirurgia e traumatologia.

Nos ESFs – Estratégia de Saúde da Família – nos bairros e distritos, o atendimento é dirigido a toda a população. Nas sedes dos distritos as equipes realizam também o trabalho preventivo nas escolas. Em Manhuaçu, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (antigo SUS) é feito atendimento a crianças e adolescentes até 14 anos e ainda emergências e cirurgias protéticas.

Além do atendimento para tratamento e urgências o serviço de saúde bucal do município também realiza o trabalho preventivo. Uma equipe, composta por um dentista e dois auxiliares percorre as escolas da rede estadual e municipal, inclusive da zona rural para a realização do trabalho. Nas sedes dos distritos o trabalho é feito pelas equipes de saúde bucal dos ESFs.

Secretaria de Comunicação Social

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.