Portal Caparaó - Manhumirim realiza a 7ª Conferência de Saúde
Geral

Manhumirim realiza a 7ª Conferência de Saúde

28/07/2015 - Atualizado em 28/07/2015 17h25

MANHUMIRIM (MG) - Manhumirim realizou a VII Conferência Municipal de Saúde, com expressiva participação de profissionais do setor, representantes de segmentos sociais e autoridades locais.

Presentes à Mesa Diretora, a Prefeita Darci Braga; Secretário M. de Saúde, Jorge Gomes; Presidente do Conselho M. de Saúde, Dávia Corredouro; Vereadores Ivan Caetano, Hélio Mendonça, Dário Veiga e João Batista (João da Casa Franco), Gerente do Hospital Pe. Júlio Maria, Jair Nunes, e rep. da GRS (Gerência Regional de Saúde), Raquel Assad Féres. Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, a conferência deste ano foi realizada no salão nobre do Colégio Santa Teresinha, no centro da cidade.

Na abertura da solenidade, as autoridades ressaltaram a importância da conferência para o debate e formulação de propostas para melhoria na Saúde. A Banda de Música Irmã Cecília e o pianista Ederson Tavares abrilhantaram o encontro com apresentações especiais.

A Prefeitura, por meio da Secretaria M. de Saúde, juntamente com o Conselho M. de Saúde, realizou a conferência de forma organizada, com a mobilização de equipes para assegurar comodidade aos conferencistas. Além disto, no decorrer das palestras, foi concedida palavra franca para a exposição de ideias e propostas dos conferencistas, em uma positiva troca de informações e novos conhecimentos.

Foram ministradas as palestras: “Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade” – ministrada por Wanderléia Ranção Costa; “Participação e Controle Social” – Raquel Assad Féres; “Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde” – Michele Alencar; “Financiamento do SUS e Relação Público-Privado” – Cláudia Aarestrup; “Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde” – Karina Gama; “Informação, Educação e Política de Informação no SUS” – Dávia Corredouro Benedito - e “Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS” – Mayra Nepomuceno Magalhães.

A conferência contou ainda com apresentações culturais envolvendo usuários do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e da APAE (Ass. de Pais e Amigos do Excepcional), além de vídeos com imagens dos trabalhos desenvolvidos. Foram escolhidos como delegados representantes de Manhumirim na 8ª Conferência Estadual de Saúde os conferencistas: Ana Lúcia e Maria José (rep. dos Usuários), Maíra Nepomuceno (rep. dos Trabalhadores em Saúde) e Andressa (Coord. do CREAS – rep. do Governo). Foram eleitos ainda componentes para o Cons. M. de Saúde e, no encerramento, houve oração e foram prestadas homenagens aos conselheiros.

Thomaz Júnior – contato@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.