Portal Caparaó - Polícia Militar aplica multas e apreende motos no Centro
Segurança

Polícia Militar aplica multas e apreende motos no Centro

28/07/2015 - Atualizado em 28/07/2015 07h30

MANHUAÇU (MG) - Após a instalação das novas placas de sinalização e regulamentação de vagas para estacionamento, principalmente na área central da cidade, a Polícia Militar itensificou a fiscalização e tem encontrado diversos veículos estacionados de forma irregular.

O Subcomandante do Policiamento na cidade, Tenente Luiz Hott explicou que as ações são voltadas para o cumprimento do que determina as placas de sinalização. “Foram instaladas as sinalizações regulamento o locais para estacionamento de automóveis, motocicletas, vagas para deficientes, idosos e veiculos de serviço, nesse caso as viaturas policiais. Após alguns dias demos início à fiscalização, a principio era apenas verificação de documentos e orientação, ou seja, o condutor do veiculo estacionado de forma irregular, caso tivesse com a documentação em dia, era orientado a não estacionar naquele local e liberado. Mas agora além da documentação, o veiculo estacionado de forma irregular está sendo multado e pode até ser removido ao pátio credenciado caso o condutor não apareça antes que o guincho chegue”, explica o militar.

Deficiente e Idosos

Quanto à fiscalização aos veiculos conduzidos por idosos ou deficientes foram criadas vagas especiais e sinalizadas destinadas a estes condutores. Porém é nescessário que o condutor tome algumas medidas para ter direito a usá-las. “As vagas para deficientes e idosos devem ser ocupadas somente quando o veiuclo possui o adesivo que o identifique e o condutor esteja cadastrado junto à Secretaria Municipal do Trabalho e Assistencia Social e coloque este cadastro do lado dentro do pára brisa. Salvo casos especiais em que o condutor não reside em Manhuaçu”, ressalta Ten. Luiz Hott.

Segundo ele, a inscrição se faz necessário pois existem pessoas de má fé, que simplesmente colam os adesivos nos carros para usurfluir da vaga de forma irregular.

Outro detalhe que o militar chamou a atenção foi quanto ao estacionamento na porta de escolas. Neste locais existem placas regulamentando o horário em que a vaga é destinada ao embargue e desembargue de alunos. Elas devem estar livres neste períodos e para isto, o condutor deve ficar atendo aos horários impressos nestas placas.

Remoção de veículo e multa

Mesmo sabendo que não é permitido, alguns motoristas insistem em parar o carro em locais proibidos, mesmo sabendo que a penalidade pode ser grave. Porém a multa por estacionar em local proibido, também tem se tornado rotina, principalmente pelo grande volume de carros e motos. Muitos se valem da desculpa de uma parada rápida, seja para deixar o filho na escola, ou somente descarregar/carregar um objeto, vale lembrar, não é permitido. O valor da multa por estacionar em local indevido, não chega ser dos mais altos, porém este tipo de multa está em segundo lugar, entre as penalidade que mais contribuiu para a suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

“A Infração por estacionar em local proibido e considerada média, a  Multa de R$ 85,13 e 4 pontos na carteira, no entanto dependendo da situação ela pode chegar a R$ 191,54 e 7 pontos na carteira.. Mas o transtorno pode ser ainda maior. Se o condutor chegar no local e o veiculo ja estiver sobre a prancha do guincho, o seu veiculo será removido para o pátio credenciado e se ele demorar mais de um dia para retirá-lo, ele ainda de ter que arcar com as despezas do serviço de remoção, juntamente com os valores da diária do pátio e a multa”, frisa – “Ou seja, parar em local proibido pode sair muito caro”, finaliza Tenente Luiz Hott.

Nos últimos dias muitos veículos, principalmente motos foram multados e muitos deles removidos ao pátio credenciado, por estarem estacionados em local proibido.

Jailton Pereira

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.