Portal Caparaó - Hospital César Leite lança campanha em prol do término novo prédio
Geral

Hospital César Leite lança campanha em prol do término novo prédio

14/08/2015

Projeto do novo prédio do Hospital César Leite já tem dez andares de estrutura de concreto prontos.

Estrutura do novo prédio nunca recebeu recursos do governo e está bem adiantada para a ampliação do Hospital César Leite

Lajes foram construídas de forma que cada andar pode ser dividido de acordo com a necessidade do hospital

Mobilização quer apoio para que a obra seja concluída

MANHUAÇU (MG) - Depois de investir seis milhões de reais de recursos próprios na construção do seu novo prédio, o Hospital César Leite se mobiliza para viabilizar o apoio do Governo de Minas para a conclusão de sua obra. Toda a estrutura de concreto do edifício de dez andares está pronta, mas sozinho o hospital não consegue terminar a obra. Com o dinheiro, a direção do hospital planeja ampliar as instalações em 10 mil metros quadrados, criar novos serviços e oferecer atendimento na área de tratamento de câncer e outras especialidades de alta complexidade.

Iniciada em 2010, a obra foi totalmente erguida com recursos do próprio HCL. Agora, é preciso mobilizar a todos em prol dessa causa. Poder público, autoridades, lideranças e população podem se manifestar a favor do HCL. Com o novo prédio, o número de leitos para pacientes do SUS vai dobrar, haverá novas salas de cirurgia, mais espaço para a maternidade e o sonho de realizar atendimentos de alta complexidade se tornará realidade.

A direção do hospital defende que é preciso terminar o que já está iniciado. Fundado há 88 anos, o Hospital César Leite é da comunidade de Manhuaçu e região. É uma entidade filantrópica, dirigida por um conselho de voluntários, que gera mais de 500 empregos diretos, atendeu 13 mil pessoas em 2014, fez 9.511 cirurgias e realiza mais de 200 partos por mês.

"Sem a ajuda da comunidade e do governo, não teremos condições de terminar essa nova estrutura. Atualmente, temos 217 leitos e vamos poder dobrar nossa capacidade de atendimento. Por isso, neste momento é preciso que toda a população e as autoridades de todos os municípios se unam em prol de uma causa: a ampliação do Hospital César Leite. Vamos pedir ao Governador Fernando Pimentel, aos deputados e todos mais. Todos em prol do HCL”, antecipa o Provedor Sebastião Onofre Carvalho.

HOSPITAL REGIONAL

O Hospital César Leite tem dimensões de atendimento regional. Numa área de 25 municípios que soma quase 400 mil habitantes, os números impressionam. Em 2012, o HCL realizou 13.061 internações, das quais 8.253 de clientes SUS (63,2%), sendo assim o 28º hospital de Minas Gerais que mais internou clientes do SUS neste período, segundo dados do DATASUS.

Reforçando seu caráter regional do Hospital César Leite, observou-se que dos 8.253 pacientes do SUS internados no referido período, 55% são dos outros municípios. Estes clientes são de cidades da Microrregião de Manhuaçu, da macrorregião Leste do Sul, de outras áreas do Estado e até mesmo do Espírito Santo.

Com expressivo volume cirúrgico, o HCL possui nove salas cirúrgicas, onde foram realizadas 9.511 cirurgias em 2012, média de 792 cirurgia/mês. Foram 2.945 partos nesse período, ou seja, 25% do total.

O HCL é referência para o atendimento de gestantes de toda a microrregião de Manhuaçu, sendo que a foi promovida a condição de Maternidade para atendimento de Alto Risco, conta com uma Casa de Apoio à Gestante e, em breve inaugurará uma UTI Neonatal com 10 leitos.

Além disso, o Hospital César Leite recebeu os prêmios Mérito da Saúde (2007), Célio de Castro (2009) e ProHosp (2013) pela excelência de seus serviços no atendimento aos pacientes do SUS.

UNIÃO DE TODOS

O HCL foi fundado em 1927 pelo médico sergipano Dr. João César D´Oliveira Leite. Com sua liderança e o apoio de autoridades da sociedade da época, Dr. César Leite conduziu uma odisseia de oito anos até que o hospital fosse inaugurado. Buscou recursos para cada tijolo que foi assentado na obra. Ele chegou a colocar dinheiro do próprio bolso e vendeu parte de seu patrimônio para que a construção não fosse paralisada.

O hospital foi entregue em 1934 à comunidade de Manhuaçu com 44 leitos. O médico e fundador do HCL faleceu em 1968, mas deixou um exemplo a toda a população: foi um homem por inteiro, maior do que o próprio sonho, que ergueu um templo de amor ao próximo.

Até hoje, os pilares da fundação do HCL são os mesmos: é um hospital filantrópico que pertence a toda a sociedade. O conselho superior é formado por cinquenta pessoas voluntárias que definem tudo o que é feito em apoio à mesa diretora.

Para o Presidente do Conselho Superior, Renato Cezar Von Randow, é preciso que todos se unam em prol do Hospital César Leite. “Já levamos o projeto e fizemos pedidos ao Ministério da Saúde, ao Governo de Minas, a Secretaria de Estado de Saúde, aos nossos deputados e lideranças. Agora, com a realização do Fórum Regional em Manhuaçu vamos nos unir, seguindo o exemplo do Dr. César Leite, em prol do nosso hospital. Temos uma grande obra em andamento e está na hora de investir nela. Quem é a favor da saúde, apoia o Hospital César Leite”, pontua.

O Hospital César Leite já tem todas as plantas arquitetônicas e projetos aprovados para o prosseguimento da obra que vai garantir a ampliação de seu atendimento em 100%. Faça parte desse movimento em prol da saúde da região.

Assessoria de Imprensa

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.