Portal Caparaó - Operação Touro Branco: dois presos em Iúna
Segurança

Operação Touro Branco: dois presos em Iúna

27/08/2015 - Atualizado em 27/08/2015 08h55

Propriedade rural em Iúna tem câmeras e muros altos.

Drogas apreendidas escondidas em outras cidades 

 
 

IÚNA (ES) e MANHUAÇU (MG) - A Polícia Federal cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão em Iúna (ES) com apoio de policiais militares do 11º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais/Manhuaçu e do 14º Batalhão de Polícia MIlitar do Espírito Santo/Ibatiba, como parte da operação “Touro Branco”, que visa desarticular um esquema de tráfico de drogas.

A ação foi deflagrada em São Paulo e os agentes federais também cumpriram mandados em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás. Foram expedidos 30 mandados de prisão temporária e 26 mandados de busca e apreensão para os seis estados.

INVESTIGAÇÃO

Um peão de rodeio da região noroeste paulista e mais cinco homens foram presos por tráfico de drogas em março deste ano, em uma fazenda na região de Jales (SP). Segundo a Polícia Federal, ele era chefe de uma quadrilha que mantinha um laboratório de refino de cocaína em uma propriedade rural em Campina Verde (MG).

Ao todo, 51 quilos de cocaína, que estavam escondidos em um buraco feito no chão da fazenda, foram apreendidos. O homem foi peão profissional representando o Brasil nos Estados Unidos durante as provas de montaria e mantinha uma loja de produtos country em Ouroeste (SP), mas morava em São José do Rio Preto (SP) com a família.

Policiais federais disfarçados acompanharam toda a movimentação do grupo durante esta quinta-feira (27) e registraram os encontros e as movimentações dos criminosos. Além do peão, dois dos demais presos são de Manhuaçu (MG), dois de Ouroeste e um de Aparecida do Taboado (MS).

Além deste caso, apreensões e prisões foram realizadas em diversas cidades do país. Nos últimos meses, 40 pessoas foram presas, mais de 600 kg de maconha e 97 kg de cocaína foram apreendidos, além de 23 veículos e 6 armas de fogo.

Conforme a PF, a droga era proveniente de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com posterior envio para Minas Gerais, Goiás e São Paulo. Os criminosos agiam cautelosamente nas operações de transporte e armazenamento das drogas. Maconha e cocaína foram apreendidas em tanques de combustíveis, painéis e forros de veículos. As drogas eram também enterradas em fazendas, telhados de residências, transportadas por caminhões, carros, motos, passageiros de ônibus.

Segundo a reportagem do Portal Caparaó apurou, vários integrantes dos grupos criminosos identificados foram presos, porém, muitos outros ainda estavam em liberdade. Por esta razão, a PF representou ao juízo de Ouroeste (SP) por mandados de prisão e busca e apreensão destes investigados, bem como, em endereços que mantêm relação com eles.

IÚNA

Durante o primeiro semestre de 2015, a Polícia Federal, apoiada pela Seção de Inteligência do 11º BPM conseguiu identificar uma parte da quadrilha na região.

Na manhã desta quinta-feira, policiais de Manhuaçu (11º BPMMG) e de Ibatiba e Iúna (14º BPMES) atuaram em apoio a Polícia Federal. A ação atingiu o objetivo de prender dois acusados atuantes na região.

Foram cumpridos dois mandados de prisão dos indivíduos Olessandro Silva dos Santos e José Calil Monteiro, ambos residentes na zona rural do município de Iúna. Além da prisão dos alvos foram apreendidos cinco veículos, um revólver calibre .38, dez munições, aproximadamente seis mil reais em dinheiro e diversos documentos pertencentes aos alvos.

Ainda de acordo com a informação da Polícia Militar Mineira, Olessandro figurava como um dos principais traficantes da região do Caparaó tanto em Minas Gerais como no Espírito Santo.

A seção de inteligência do 11º BPM foi responsável por todas as atividades na região do Caparaó e Vale do Aço. Do total de mandados de prisão cumpridos, nove alvos foram identificados pelos levantamentos feitos em Manhuaçu, inclusive fornecedores de São Paulo.

TOURO BRANCO

O nome da Operação Touro Branco foi utilizado em alusão à atividade de aluguel de touros de rodeio utilizada como fachada por um dos investigados de Ouroeste/SP, preso, que paralelamente atuava no tráfico de cocaína.

Nesta quinta, foram cumpridas ações no estado de São Paulo nas cidades de Ouroeste, São José do Rio Preto, Dirce Reis, Auriflama, Guariba, Santa Gertrudes, Monte Alto; no Mato Grosso do Sul em Campo Grande, Coronel Sapucaia, Aparecida do Taboado; no Mato Grosso em Tangará da Serra e em Cuiabá; em Minas Gerais nas cidades de Belo Horizonte, Iturama, Timóteo, Ipatinga; em Goiânia (GO) e Iúna (ES).

Os presos durante a operação bem ficarão à disposição da Justiça Estadual de Ouroeste/SP e responderão por diversos crimes dentre eles tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas.

Os mandados de prisão temporária expedidos tem duração de 30 dias de reclusão, prorrogável por igual período, com possibilidade de conversão em prisão preventiva por tempo indeterminado.

Carlos Henrique Cruz - Com informações da PMMG e da Policia Federal

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.