Portal Caparaó - NASF faz campanha antitabagismo em Manhuaçu
Geral

NASF faz campanha antitabagismo em Manhuaçu

29/08/2015 - Atualizado em 29/08/2015 17h20

MANHUAÇU (MG) - O dia 29 de agosto é lembrado no país como o dia nacional de controle ao tabagismo. Na semana que antecedeu a data, a equipe do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família - realizou inúmeros ações. Uma delas aconteceu na tarde desta sexta-feira, 28, na região central de Manhuaçu.

A mobilização começou nas UBS – Unidades Básicas de Saúde – e chegou à Praça Cordovil Pinto Coelho, onde foi montado um stand mostrando os malefícios que o tabaco traz ao ser humano. Composta por profissionais das ESF’s – Estratégias da Saúde da Família – e da Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu, a equipe do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, coordenada pela farmacêutica Kellen Miranda, fez corpo a corpo com quem passou pelo local, orientando e distribuindo panfletos da campanha.

“O dia 29 de agosto foi instituído por uma lei federal como o Dia Nacional de Controle do Tabagismo. Nós que fazemos parte do Programa Nacional, trabalhamos todos os dias do ano para combater os malefícios do fumo. Mas entendemos que essa semana é especial” – afirmou a farmacêutica.

Algumas unidades de saúde de Manhuaçu oferecem um programa para quem deseja parar de fumar. São grupos com média de 25 pessoas, que participam de reuniões e fazem uso de medicamentos enviados pelo Ministério da Saúde. “Trata-se de um programa fechado, todo padronizado pelo Ministério da Saúde e tem duração de seis meses. Nele os pacientes passam por consulta médica, participam de reuniões, inicialmente semanais, que diminuem com o avançar do programa. Nesse período trabalhamos com terapia cognitiva comportamental, que são as terapias de grupo, onde os pacientes trocam experiências e ouvem especialistas. Em seguida, após avaliação do médico, verifica-se se existe a necessidade de fazer o uso do medicamento e assim dando início ao processo de abandono do cigarro” – concluiu Kellen Miranda.

O programa é desenvolvido em Manhuaçu desde o ano de 2010. Os grupos são abertos de acordo com a disposição de medicamentos enviados pelo Ministério da Saúde, que nem sempre é suficiente para atender a demanda.

Na última remessa enviada pelo Governo Federal foi disponibilizado tratamento para nove grupos. Nos próximos dias, ainda segundo a coordenadora do Programa de Controle de Tabagismo, outros quatro grupos serão iniciados.

A estimativa é que aproximadamente quinhentas pessoas participaram do programa no município. A média de pessoas que conseguiram parar de fumar após o tratamento é de 70%. Uma comprovação desses números vem da ESF do Distrito de Sacramento, onde das 23 pessoas assistidas, dezoito conseguiram parar de fumar.

Interessados em participar do programa para tentar para de fumar deve se informar em uma das Unidades Básicas de Saúde de Manhuaçu ou manifestar o desejo aos agentes de saúde que fazem visitas domiciliares.

Secretaria de Comunicação Social

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.