Portal Caparaó - Alto Caparaó premia seus melhores cafés
Entretenimento

Alto Caparaó premia seus melhores cafés

06/10/2015 - Atualizado em 07/10/2015 08h52

ALTO CAPARAÓ (MG) - Alto Caparaó comemora o sucesso da Festa do Café 2015. Durante o final de semana, a cidade teve shows, desfiles e a premiação dos 15 vencedores do 2º Concurso de Qualidade do Café de Alto Caparaó.

A festa organizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, conta com apoio de empresas do comércio local e diversas instituições.

Pelo segundo ano, como forma de incentivar a produção de cafés de alto padrão de qualidade, o município promoveu o concurso de qualidade de café. Foram 131 amostras envolvendo produtores do município.

Os 15 melhores classificados receberam as premiações durante noite de festa, no dia 02/10.

O grande vencedor deste ano foi o produtor Weder Batista Freire. Em segundo ficou Gêneses Moreira Bastos; e em terceiro José Elias Batista Freire.

Os demais classificados foram em ordem: Juventino Elias da Silva; Ednilton Cardoso de Oliveira; Custódio Edson de Lima; Adriano Martins Leandro; Gilnei Rosa Eller; Roberto Martins Cortez; Anderson Domingos de Souza Robadel; Sócrates Ferreira Custódio; Sebastião Luiz Robadel; Ramiro Pinheiro Napoleão; Alexandro Lima; e Noeme Valério.

O procedimento de torra foi coordenado pelo Mestre de Torra Norueguês Eystein Veflingstad. Já a prova e degustação foi presidida pelo Q-grader Alexandre Emerich e contou ainda com os degustadores Vicente Gomes, Adão Juvenato, Denio Sanglard, Jhone Lacerda e Felipe Croce.

Para o Secretário de Turismo, Meio Ambiente e Cultura, Rafael Santana Faria, esta 2ª Edição do Concurso de Qualidade do Café de Alto Caparaó demonstrou que os esforços têm sido reconhecidos pelo produtor rural do município. “Foram 131 produtores participantes, mais que o dobro da 1ª edição. A premiação ultrapassou os R$ 20.000,00 e serviu como estímulo para a concorrência. Todavia, o maior prêmio é coletivo, uma vez que estamos mostrando ao país que nossa cidade tem um produto de altíssima qualidade”, pontuou.

O evento de premiação e eleição dos 15 melhores cafés foi um sucesso e contou com um público de mais de 1.500 pessoas, dentre elas, famílias produtoras rurais, empresários, comerciantes de café e turistas que visitavam a cidade. O Prefeito José Gomes, representantes da Emater-MG e empresários, lideranças e vereadores fizeram a entrega da premiação.

“Compradores de cafés especiais do Brasil e do mundo estão descobrindo Alto Caparaó e vindo até nossa cidade para conhecer este café e fazer turismo”, reforça Rafael Santana.

FESTA

Além do concurso, a comemoração da Festa do Café foi um grande sucesso. Foram dois dias de festa popular com a participação da Banda Olhos de Neón na sexta (02/10) e com um show espetacular da dupla vencedora do The Voice Brasil 2014, Danilo Reis & Rafael, quando esteve presente um público de mais de 10.000 pessoas.

“Estamos vivendo um momento de mudança no como somos vistos pelo mercado do café, nos aprimorando e nos preparando para sermos uma das cidades produtora dos melhores cafés do mundo. E isto não é pretensão infundada, afinal já temos por dois anos consecutivos, o melhor café do Brasil”, Rafael Santana Faria.

Carlos Henrique Cruz - Fotos José Carlos Lovantino

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.