Portal Caparaó - Preocupação com dengue é foco da reunião do Conselho de Saúde
Geral

Preocupação com dengue é foco da reunião do Conselho de Saúde

06/10/2015 - Atualizado em 07/10/2015 08h54

MANHUAÇU (MG) - Dengue foi a principal pauta da reunião do Conselho Municipal de Saúde de Manhuaçu. O assunto foi debatido pela Vigilância Ambiental e pelos conselheiros tendo em vista a preocupação com o início do período de chuvas e calor intenso que fazem aumentar o número de mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença e também da febre Chikungunya, que possui sintomas similares à dengue. De janeiro até 18/09, o município havia registrado 27 casos de dengue clássico.

BATALHA CONTRA A DENGUE

Os conselheiros de saúde foram conclamados pelo presidente Nelson de Abreu e pela coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau, para uma “batalha de enfrentamento” da doença de agora até 2016, período crítico em todo país. Todas as condições favoráveis a proliferação do mosquito devem ser contidas com a participação de todos na eliminação de água parada em todas as hipóteses.

Os conselheiros de saúde decidiram que as ações serão intensificadas pelos Conselhos de Unidades de Saúde (COUS), em todas as unidades de saúde, presentes em todo o município.

Conforme a Vigilância Ambiental, as ações concretas de mobilização social estão sendo intensificadas e parcerias estabelecidas com empresas privadas para tais mobilizações. Um plano de enfrentamento da dengue está sendo construído pela Secretaria de Saúde para ser entregue a Administração Municipal, informou Emilce Estanislau. Uma grande campanha de sensibilização está sendo criada pela Secretaria de Comunicação Social e pela Vigilância Ambiental, reforça a coordenadora.

Vilanova

A conselheira Gleisa Otoni Dutra, do Distrito de Vilanova, apresentou proposta de ação realizada naquela localidade com a confecção de garrafas pets para enfeites de natal, propiciando a retirada destes que quase sempre se transformam em focos de dengue. Os pets foram recolhidos e lavados, experiência exitosa que pode ser seguida por outras comunidades.

Saudoso Marivaldo Anselmo

Os conselheiros destacaram ainda a importância do trabalho realizado durante muitos anos pelo conselheiro Marivaldo Anselmo (foto), que morreu no último mês de setembro.

Ele foi lembrado como um cidadão sempre presente no conselho (atualmente era vice-presidente) e preocupado com a melhoria da saúde pública de Manhuaçu de forma consciente e clara. “Um conselheiro que muita falta fará, com certeza”, reiterou a assembléia de conselheiros.

Luiz Nascimento - Conselho Municipal de Saúde

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.