Portal Caparaó - Mulher acusada de matar o filho após o parto é condenada
Geral

Mulher acusada de matar o filho após o parto é condenada

07/10/2015 - Atualizado em 08/10/2015 07h39

IÚNA (ES) - Uma mulher acusada de matar o próprio filho a facadas, logo após o nascimento da criança, foi condenada a quatro anos e seis meses de detenção.  O crime aconteceu em abril de 2010, em Iúna. O juiz que presidiu a sessão, Miguel Maira Ruggieri Balazs, considerou que a ré estava sob influência do estado puerperal, que é o estado de loucura temporária, também chamado surto psicótico. A mulher ficará detida em regime semiaberto.

O estado puerperal é o estado de loucura temporária (surto psicótico) que pode acometer a gestante durante o parto devido às alterações hormonais, considerando a legislação que, nessas condições, a agente não tem a capacidade de entender de forma absoluta o caráter ilícito do fato, o que abranda a pena em relação ao crime de homicídio. A sentença condenou a ré pelo crime de infanticídio. A acusada, que alega não se recordar dos fatos, poderá recorrer em liberdade.

Durante toda a sessão, o plenário permaneceu cheio, contando com a presença de advogados, da população local, de estudantes do ensino médio e, ainda, de acadêmicos do Direito. Segundo os autos, no dia 16 de abril de 2010, por volta das 22 horas, no bairro Quilombo, em Iúna, a acusada teria utilizado uma faca de 17 centímetros para desferir golpes no seu filho biológico logo após o parto e sob influência do estado puerperal, causando a morte do recém-nascido.

Para a fixação da pena, o juiz levou em consideração vários fatores, como os motivos do crime. “Há relatos de que a acusada já rejeitava o recém-nascido durante a gestação. Foi negligente, rejeitou os cuidados da família em relação a sua gravidez, não fazendo o pré-natal, o que contribuiu com todo o resultado, circunstância que deve ser valorada de forma negativa. A ré, ao rejeitar a gravidez e auxílio, potencializou a possibilidade de que o crime fosse cometido”, destacou o magistrado.

O juiz ainda frisou na sentença que, “ao sentir o início do parto, optou por agir sozinha ao invés de requerer ajuda, o que poderia ter evitado o crime. As consequências do crime são graves, já que ceifada a vida de um neonato de forma brutal, que não tinha como se defender, devendo as circunstâncias do crime serem valoradas de forma negativa à ré”, concluiu o juiz, fixando a pena em quatro anos e seis meses de detenção em regime inicialmente semiaberto.

Fonte: TJES - contato@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.