Portal Caparaó - Governador do Espírito Santo vai ao Caparaó Capixaba
Geral

Governador do Espírito Santo vai ao Caparaó Capixaba

19/10/2015 - Atualizado em 20/10/2015 08h30

DORES DO RIO PRETO (ES) - O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, sobrevoou o estado ao longo desta sexta-feira (16/10) para verificar a situação da seca nas regiões do Caparaó Capixaba. O cenário também é de preocupação. No estado, 24 cidades estão com racionamento no abastecimento de água. Quinze delas, além de racionar, também estão com restrição na captação de água.

Com o longo período sem chuvas e baixo nível dos rios, membros do Poder Executivo estadual estão percorrendo as bacias hídricas do estado para monitorar os pontos de coleta d'água para abastecimento da população.

No Caparaó, Paulo Hartung afirmou que o cenário só é melhor do que o Norte do Espírito Santo por causa da preservação ambiental do parque nacional.

"Após nossa visita posso afirmar que a situação hídrica na região está melhor do que em outras partes do estado, porque o maciço da cobertura florestal no Caparaó está preservado, ainda produzindo e estocando água”, avaliou Hartung.

Como solução para as demais regiões do estado, que sofrem com a estiagem, Hartung apontou a recuperação da cobertura florestal.

“Este é o caminho e o desafio que temos para o restante do Espírito Santo. Temos que recuperar nossa cobertura florestal, principalmente nas margens dos rios e nas nascentes para aumentarmos nossa produção de água", disse.

O governador disse, ainda, que a população necessita refletir e agir diante da nova realidade hídrica do país. "Não podemos ser predatórios. Temos que consertar tudo que foi feito de errado e estimular o desenvolvimento sustentável para nossos jovens terem oportunidades no futuro", salientou

Na parte da tarde, também acompanhado de membros do Comitê Hídrico Estadual, Hartung esteve nos municípios de Dores do Rio Preto e Ibitirama, onde realizou um encontro com integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim.

As visitas tiveram como objetivo debater a produção e o abastecimento de água na região do Caparaó. Após a reunião, o governador realizou visitas técnicas às nascentes de Pedra Rocha, do Rio Itapemirim, Pedra Menina e nascente do Rio Preto.

"Com a visita, tivemos a oportunidade de ver a situação de parte das nascentes do Rio Itabapoana e do Rio Itapemirim, que são fundamentais aqui para a região Sul, que está menos crítica que o Norte do Estado, mas que, ainda assim, precisa de muitos cuidados", afirmou o secretárioestadual da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca Octaciano Neto.

Com informações da Secom ES - Fotos Romero Mendonça/Secom

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.