Portal Caparaó - Cafeicultor de Espera Feliz vence concurso regional de café
Agronégocios

Cafeicultor de Espera Feliz vence concurso regional de café

28/10/2015 - Atualizado em 29/10/2015 07h08

MURIAÉ (MG) - O cafeicultor José Alexandre Abreu de Lacerda, de Espera Feliz, produz o melhor café da região. É o que apontou o resultado da 14ª edição do Concurso Regional de Qualidade do Café das Matas de Minas – Região de Muriaé 2015, na qual ele conquistou o título.

A solenidade de premiação do concurso, organizado pela Emater-MG, aconteceu nesta quinta-feira (22), no Restaurante Sesc de Muriaé. O concurso existe há 14 anos e tem o objetivo de identificar o melhor café da região e, com isso, incentivar os produtores a melhorarem a qualidade de seus produtos.

Mais de 500 cafeicultores, de 16 municípios, participaram desta edição do concurso. “O objetivo é melhorar a característica do café da região. Se não melhorarmos a qualidade do café, não vai ter mercado, e hoje, o mercado está cada vez mais exigente, cada vez mais competitivo. Se a região das Matas de Minas quiser continuar no ramo do café, com certeza, o caminho é pela qualidade. Por isso a Emater tem trabalhado constantemente nos concursos e na certificação das propriedades de café”, avalia o presidente da Emater-MG, Amarildo José Brumano Kalil.

A região possui, aproximadamente, 51 mil hectares de café, 46 mil deles em produção, e produz mais de 900 mil sacas do produto por ano. “Os resultados que temos obtido nos últimos anos tem mostrado que a região tem capacidade de produzir cafés de qualidade superior, com nuances diferenciadas no paladar. Os produtores campeões neste concurso já foram, por mais de uma vez, campeões na Zona da Mata e no concurso estadual geral. Tivemos também um produtor campeão nacional do concurso da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café)”, afirma o gerente regional da Emater, Paulo Alexandre Carvalho. “O trabalho que a Emater está fazendo na região de melhoria na qualidade do café é muito importante. Qualquer valor agregado a esse produto gera uma lucratividade muito grande não só para o produtor, mas também para a própria região”, considera.

O vencedor, que ganhou na categoria cereja descascado, participa do concurso desde 2010 e, desde então, vem se destacando nesta e em outras competições, inclusive a nível estadual e nacional. “Este foi o primeiro concurso que participamos em 2015. A expectativa era grande, e só ficamos sabendo do resultado no último minuto. É muito gratificante, como produtor, ter o trabalho reconhecido e premiado em uma cerimônia como esta”, conta.

Durante a solenidade, que reuniu prefeitos e produtores da região, foi ministrada, ainda, a palestra “Importância do Conselho das entidades de Café das Matas de Minas e do mapa da qualidade dos cafés das Matas de Minas”, que foi proferida pelo engenheiro agrônomo Sérgio Cotrin D’Alessandro.

Um almoço de confraternização marcou o encerramento de premiação do 14ª edição do Concurso Regional de Qualidade do Café das Matas de Minas – Região de Muriaé 2015.

A noticia online

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.