Portal Caparaó - Câmara de Reduto abre comissão para apurar denúncia
Política

Câmara de Reduto abre comissão para apurar denúncia

20/11/2015

REDUTO (MG) - A Câmara de Vereadores de Reduto criou uma comissão para apurar denúncia encaminhada nesta terça-feira, 17/11, durante sessão ordinária. O documento acusa o prefeito José Carlos Lopes e o diretor do SAAE Élcio Rafael de não cobrarem e nem cortarem a água de companheiros políticos e se omitirem no dever de defender o muncípio.

Ronald Pereira foi ao Poder Legislativo e apresentou sua denúncia acompanhada de contas atrasadas, documentos e fotografias. Até furto de água (ligação clandestina), ele denunciou.

De acordo com a denúncia, o prefeito e o diretor do SAAE, desde o iníci do governo estão agindo “de forma totalmente negligente com relação à cobrança de tarifa d’agua da cidade e no distrito de Jaguaraí, sendo que alguns contribuintes estão sendo preservados contra a cobrança de água e outros que não pagam sua conta de água, tem a mesma cortada imediamente ao periodo atrasado”.

Ele ainda apontou que as autoridades deveriam “defender os interesses do Município, bem como adotar, de acordo com a lei, todas as medidas administrativas de utilidade e interesse público” para cobrar as contas de água.

No total, foram listadas sete situações de contribuintes que o denunciante entende estarem irregulares.

COMISSÃO FORMADA

Tão logo foi apresentada a denúncia, o presidente da Câmara Fábio Antônio Machado decidiu criar uma comissão para apurar os fatos. “É uma denúncia grave envolvendo o diretor do SAAE e o prefeito municipal. A informação é de que várias pessoas estão tendo o benefício de não pagar a conta de água, mesmo tendo condições para isso, enquanto os mais humildes - se deixarem um mês em atraso - já são penalizados com o corte”, afirma.

Para o presidente do Legislativo, o que revoltou a população e os vereadores é saber que “estão havendo dois pesos e duas medidas. São denúncias de um tratamento diferenciado para os ricos e amigos do grupo do prefeito. Tem contas de mil reais que foram apresentadas aqui e o SAAE não cortou o fornecimento de água ou cobrou a dívida”, pontuou o vereador Fábio Machado, lembrando que a região atravessa uma grande crise hídrica. “Em tempos de crise, de falta d´água, ver pessoas recebendo água tratada do município de graça. Como presidente desta Casa, convidei a todos os vreadores para fiscalizar e apurar tudo o que foi denunciado. Precisamos ter compromisso com o povo que nos elegeu”.

A comissão foi formada com o vereador Marcos Delamar Hott como presidente, o vereador Eduardo Romeiro (Dudu) como relator, o vereador Mauro Nei como membro e o vereador Edmar Tanez como suplente.

FISCALIZAÇÃO

Assim que acabou a reunião, os três vereadores da comissão e o presidente acionaram a Polícia Militar e foram aos locais denunciados para apurar a possível ocorrência de furto de água (ligação clandestina ou desviada do hidrômetro).

“Foram tiradas fotos das irregularidades apontadas por um dos funcionários do SAAE – que acompanhou as visitas, como lacre rompido, ligação direta sem hidrômetro e água religada após o corte. O registro da ocorrência foi solicitado pela Câmara e será inserido no procedimento”, detalhou Fábio Machado.

Em dois locais, estava fechado e não foi possível ver os hidrômetros.

O Presidente da Comissão, Marcos Delamar Hott, contou que receberam a denúncia formalmente agora, mas o assunto estava sendo comentado. “Esse boato era ouvido em Reduto, mas não tínhamos documentos ou algo mais concreto. Agora recebemos documentação, demonstrativo do atraso, fotos e registros de possíveis ligações irregulares de água (chamados de gatos) em alguns imóveis. Com base nisso, vamos iniciar a apuração detalhada para chegar aos verdadeiros responsáveis pelas irregularidades”, garante.

Para o relator, vereador Eduardo Romeiro (Dudu), a denúncia é fundamental para o trabalho da Câmara de Reduto. “A Câmara vai exercer seu poder de fiscalizar e apurar o que vem acontecendo. Se for confirmado realmente o problema, vamos tomar as providências cabíveis e punir quem tiver que ser punido. O processo de fiscalização tem que ser imediato e convido a todos que tiverem outras informações que possam contribuir com a nossa comissão”, detalhou.

Assessoria de Imprensa - contato@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.