Portal Caparaó - Concurso Estadual de Café será encerrado em Manhuaçu
Agronégocios

Concurso Estadual de Café será encerrado em Manhuaçu

24/11/2015

MANHUAÇU (MG) - A cidade de Manhuaçu vai receber produtores de café de várias regiões do estado, para o encerramento da 12ª edição do Concurso de Qualidade dos Cafés Especiais de Minas Gerais. O evento vai ser realizado na quinta-feira, 26, na AABB.

O concurso foi realizado em três etapas. As inscrições foram feitas nos escritórios da Emater-MG, onde o agricultor entregou as amostras do café. Quatro regiões cafeeiras do Estado: Cerrado, Chapadas de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas, participaram com amostras do tipo arábica, nas categorias Café Natural e Café Cereja Descascado.

Os vencedores de cada categoria vão ser conhecidos em Manhuaçu. “O 12º Concurso de Qualidade dos Cafés Especiais de Minas Gerais recebeu mil e trezentas amostras inscritas em 2015. Todos os produtores finalistas vão estar em Manhuaçu, onde vamos conhecer inicialmente o campeão de cada região” – disse Rômulo Matozinhos, gerente regional da Emater-MG.

A programação para o encerramento do concurso está prevista para ser iniciada 8h30 com a recepção dos participantes com festival de produtos “Sabores com Café”. 9h30 está agendada a abertura oficial do evento com a presença de autoridades. Em seguida, às 10h30, a apresentação de uma palestra que será ministrada pelo secretário de estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho. “10h20 da manhã vamos começar a premiar os vencedores do 10º Concurso de Qualidade de Cafés das Matas de Minas - Região Manhuaçu. Os vencedores dessa etapa já estão automaticamente na final estadual, que está prevista para iniciar em seguida, 10h45.” – informou Matozinhos.

O Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é realizado pelo Governo. A coordenação é da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Emater-MG em conjunto com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Instituto Federal do Sul de Minas/Campus Machado e Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

A iniciativa tem a parceria de diversas instituições, como o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Organização das Cooperativas de Minas Gerais (Ocemg), Federação de Agricultura (Faemg), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaemg), e cooperativas de café do Sul do Estado.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.