Portal Caparaó - Roteiro Turístico Sabores e Natureza traça estratégias
Entretenimento

Roteiro Turístico Sabores e Natureza traça estratégias

26/11/2015 - Atualizado em 27/11/2015 06h35

PARQUE DO RIO DOCE (MG) - Os circuitos turísticos Mata Atlântica de Minas, Rota do Muriqui e Pico da Bandeira – integrantes do Roteiro Turístico Sabores e Natureza – estiveram reunidos com o superintendente de Políticas de Turismo do Estado de Minas Gerais, Gustavo Arrais, representantes do IEF e do Parque Estadual do Rio Doce para discutirem ações de planejamento e estruturação turística para a região. O encontro foi realizado na segunda-feira (16/11) no Parque Estadual do Rio Doce, no Vale do Aço.

No encontro foram apresentadas as ações desenvolvidas desde a concepção do Roteiro Integrado Sabores e Natureza, em dezembro de 2014, até o presente momento em que inicia-se a fase de parcerias entre a Rede de Cooperação Técnica do Projeto, Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais, Gestores das Unidades de Conservação e demais parceiros importantes para a continuidade das ações.

O turismólogo da Prefeitura de Caratinga e diretor Administrativo do Circuito Turístico Rota do Muriqui, Ramon de Carvalho, fala da importância do encontro. “A presença da Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais e dos representantes do IEF neste momento nos dá mais motivação para trabalhar neste projeto que busca fortalecer o Turismo Regional por meio das Unidades de Conservação existentes nos Circuitos Turísticos que estão unidos neste projeto. A ideia de unir o Parque Nacional do Caparaó com o terceiro maior Pico do Brasil, o Pico da Bandeira, a RPPN Feliciano Miguel Abdala com sua imensa biodiversidade e presença do Muriqui - o Maior Primata das Américas - e o Parque Estadual do Rio Doce com o terceiro maior complexo lacustre do Brasil com suas 42 lagoas surge como uma iniciativa pioneira no Estado de Minas por meio desta união de três circuitos turísticos de uma mesma região”.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Caratinga, Sanderson Dutra, o Roteiro Integrado Sabores e Natureza é um novo caminho para o fortalecimento do Turismo em Caratinga. “Esta iniciativa de construir um projeto unindo forças mostra que, a cada dia, as parcerias vêm para fortalecer ações que, se fossem realizadas de individualmente talvez não obteriam o resultado que este projeto tem alcançado em tão pouco tempo. Caratinga hoje faz parte do Circuito Turístico Rota do Muriqui que atualmente é composto também pelos municípios de Córrego Novo, Ipanema, Santa Rita de Minas e Ubaporanga e que juntos tem visto no Turismo uma alternativa para superar o momento economicamente desfavorável que o país vive”.

O objetivo do Roteiro Integrado é promover os principais atrativos que são o Parque Nacional do Caparaó (Circuito Turístico Pico da Bandeira), RPPN Feliciano Miguel Abdala (Circuito Turístico Rota do Muriqui) e o Parque Estadual do Rio Doce (Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas).

Ainda para este ano está previsto um novo encontro dos representantes para avaliar as ações realizadas em 2015 e planejar a continuidade do projeto para o próximo ano para que o Roteiro possa ser comercializado se possível ainda em 2016.

Com informações - contato@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.