Portal Caparaó - HCL faz conscientização do Novembro Azul
Geral

HCL faz conscientização do Novembro Azul

26/11/2015 - Atualizado em 27/11/2015 06h36

MANHUAÇU (MG) - Após o Outubro Rosa conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, chegou a vez dos homens, com o Novembro Azul, na luta contra o câncer de próstata. O Hospital César Leite promoveu dois dias de palestras com os colaboradores para orientar sobre a saúde do homem.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos.

PALESTRAS

Foram dois dias de palestras com o Médico Urologista no HCL Dr. Robson da Silveira e a professora Naira Agostini (Enfermeira especialista em oncologia pelo INCA e Estomaterapeuta pela UERJ). Houve ainda o depoimento do diretor assistencial do HCL Chardson Roberto da Paixão e de seu pai Benoni da Paixão que hoje está curado de um câncer de próstata sobre a importância dos exames preventivos.

Além dos colaboradores, participaram um grupo de alunos do curso de enfermagem da Faculdade do Futuro e alunos do curso técnico de enfermagem do SENAC.

A ação foi realizada em conjunto pelo Grupo de Trabalho de Humanização e o Núcleo de Ensino e Pesquisa do Hospital César Leite. O coordenador do curso de Enfermagem da Faculdade do Futuro, Fábio Fortes, também foi um dos apoiadores.

O momento foi oportuno para sanar dúvidas. Os funcionários se sentiram à vontade e aproveitaram as palestras informativas.

Ainda foram sorteados vários brindes que foram enviados pelo Plancel, Nutrir, Mary Kay (Maria Franco), Natura (Stella Damasceno e Evanilde Alves), Unimed Vertente do Caparaó e Laboratório Apolo.

PREVENÇÃO

A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Homens devem procurar um posto de saúde para realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

EXAMES

O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico final, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal feito e o PSA. Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo.

TRATAMENTO

Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento escolhido é a terapia hormonal.

A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

Assessoria de Imprensa - contato@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.