Portal Caparaó - Olhos Dágua: Fossas são instaladas na zona rural
Agronégocios

Olhos Dágua: Fossas são instaladas na zona rural

26/11/2015 - Atualizado em 27/11/2015 06h35

MANHUAÇU (MG) - O Projeto Olhos D'água, iniciativa do Instituto Terra cuja finalidade é a preservação e recuperação de nascentes, iniciou em Manhuaçu e região, a instalação de dez fossas sépticas. Somente no município três estão concluídas e outras duas estão para serem instaladas. Os recursos do projeto chegaram por meio de uma parceria com o CBH – Comitê de Bacias Hidrográficas Águas do Rio Manhuaçu, e a Prefeitura de Manhuaçu é parceira da ação. Técnicos do projeto estiveram no município para os trabalhos e duas comunidades rurais, até o momento, foram contempladas.

Uma das localidades foi a comunidade de Soledade, no distrito de São Sebastião do Sacramento, onde três fossas foram instaladas. O CBH contou com o apoio da Prefeitura de Manhuaçu, com o fornecimento de todo o maquinário e o transporte dos materiais. Na localidade, a iniciativa tem a colaboração do Lions Clube Manhuaçu Flor de Manacá e do Instituto Soledade, por meio do membro Senisi Rocha, que é da comunidade.

Além de Soledade, o distrito de Manhuaçuzinho também está sendo contemplado com a instalação de duas fossas. De acordo com Isaura da Paixão, presidente do CBH Manhuaçu, outras cidades da região também receberam os recursos do Projeto Olhos D'água, a exemplo de Luisburgo, onde cinco fossas foram instaladas.

CONHEÇA O PROJETO

Representantes do Instituto Terra estiveram em Manhuaçu, no princípio deste ano, e percorreram a região com o objetivo de cadastrar e conscientizar produtores a protegerem suas fontes de água, haja vista a realidade de escassez hídrica que afeta grande parte do país. Ao produtor que tem nascentes desprotegidas, o projeto ofereceu gratuitamente o material para cercamentos. Todo proprietário que aderiu ao programa de proteção de nascentes também recebeu a instalação de uma fossa séptica para captação do esgoto doméstico. “Oitenta nascentes serão cercadas na bacia do Rio Manhuaçu e outras trinta vão receber as fossas sépticas. Só no município de Manhuaçu serão doze fossas” – disse Isaura Paixão, presidente do CBH Manhuaçu.

Cada proprietário cadastrado recebeu três caixas com capacidade de armazenamento de mil litros cada. Senisi Rocha, que também é vice-presidente do CBH, diz que a chegada desse material significa muito. “Representa que na prática o CBH começa a ter um contato mais objetivo com as comunidades. Anteriormente o trabalho era de conscientização, deliberação e orientação. Agora essas comunidades começam a perceber o Comitê mais próximo, auxiliando em uma prática que vai mudar o comportamento das famílias rurais. É importante frisar sempre que todo esse material é enviado de forma gratuita pelo Instituto Terra, inclusive com instalação garantida” – disse.

A intenção do CBH Manhuaçu é de ampliar o projeto, algo que deve ser feito com recursos próprios. “Certamente esse suporte inicial que nos foi dado pelo Instituto Terra vai sensibilizar outras pessoas que não aderiram ao projeto nesse primeiro momento. A gente acredita que só o fato de a gente estar atingindo no entorno de nascentes importantes as pessoas vão tomando consciência da importância desse benefício” – concluiu Senisi Rocha.

Com informações da Secretaria de Comunicação Social - contato@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.