Portal Caparaó - Luisburgo elege seus melhores cafés
Agronégocios

Luisburgo elege seus melhores cafés

01/12/2015 - Atualizado em 02/12/2015 07h23

LUISBURGO (MG) “Acho que o prêmio maior que tivemos foi esse ganho tão grande para o nosso café. Fui nascida e criada mexendo com o café e não sabia da qualidade e o potencial que tem o café nosso. Com este projeto, esta luta da Prefeitura de Luisburgo, nós temos muito a ganhar. Nunca tivemos esta oportunidade que temos agora, de saber o valor e a importância que nós agricultores temos” relatou emocionada a senhora Diana, esposa do cafeicultor José Mendes Maforte, vitorioso do II Concurso de Qualidade do Café de Luisburgo, que teve solenidade de premiação realizada na última Sexta-feira, 20, no ginásio poliesportivo da cidade.

Os esforços da Adm. 2013/2016 em criar e manter o Concurso Municipal de Qualidade do Café em Luisburgo vem apresentando resultados positivos, desde o ano passado, quando foi realizada a primeira edição. Além envolver inteligentes parcerias para sua realização, o concurso reuniu número ainda maior de cafeicultores inscritos este ano. Foram mais de cinquenta inscrições, aumento superior a 50%, em comparação aos 33 inscritos de 2014.

O Concurso é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria M. de Agricultura, em parceria com a Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Luisburgo e Conselho dos Cafés das Matas de Minas, além do total apoio da Câmara de Vereadores e o patrocínio de empresas. Este ano colaboraram: Sicoob Credilivre, Fertilizantes Heringer, Fertisolo Insumos Agrícolas, Central Campo e Bayer, Agrofértil Santiago, Labominas – Laboratório de Análise de Solo e Folhas, Terra Fértil Insumos Agrícolas, Amarildo Santiago (Palini e Alves), Edinei Sindra Comércio de Café, Morro Verde Insumos Agrícolas e Rodrigo Damasceno Comércio de Café.

Ao participar do concurso municipal, o cafeicultor de Luisburgo torna-se apto, caso seja um dos finalistas, a participar dos concursos em âmbitos Regional e Estadual, pois, a organização do evento solicita as amostras de café de forma delineada com os critérios exigidos pelo concurso nas etapas superiores.

Integraram a Mesa Diretora da solenidade, o Prefeito José Carlos Pereira; Vice-prefeito Geraldo Rhodes; Membros da Comissão Organizadora: Márcio José Damasceno (Secretário M. de Agricultura), Geovani Vidigal Araújo (Emater/ Luisburgo), Eduardo José de Freitas (Vereador) e Silvana Damasceno (Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Luisburgo); Vereadores Jésio Damasceno (Zizim) e Lourival Rodrigues; Presidente do Sicoob Credilivre e Diretor do Conselho dos Cafés das Matas de Minas, Sebastião de Lourdes; Coordenador da Emater, Paulo Roberto Correa; Gerente Sicoob Luisburgo, Willian Jacob de Abreu, e a Secretária Executiva do Conselho dos Cafés das Matas de Minas, Amara Alice Cerqueira.

O Presidente do Sicoob e Diretor do Conselho dos Cafés das Matas de Minas, Sebastião de Lourdes, conduziu apresentação sobre o Café das Matas de Minas e trouxe importantes informações relacionadas à cafeicultura, no decorrer da solenidade.

Após momento de oração e pronunciamento das autoridades, foram anunciados os finalistas, com premiação do 1º ao 5º colocado. Foram classificados: 1º colocado: José Mendes Maforte (Córrego dos Hott), premiado com troféu + refrigerador Electrolux duas portas 365 litros; 2º colocado: César Viana Klein (prop. Cor. Pedra Dourada), premiado com troféu + roçadeira Stihl KA 85; 3º colocado: Francisco José Sodré (Cor. Boa Esperança), premiado com troféu + pulverizador Stihl e dois sistemas Multiprime; 4º colocado: Romildo Jandre Bento (Serra do Ouro), premiado com troféu + dez pacotes de FH Foliar e oito sacos de Fertilizantes Heringer, e o 5º colocado: Elias Henrique Klein (Pedra Dourada), premiado com troféu + Pulverizador Jacto e duas sacas de Fertilizantes Nitromag 27 Yara.

Estes finalistas automaticamente tornaram-se aptos a participar do 10º Concurso de qualidade do Café das Matas de Minas – Regional de Manhuaçu e Concurso Estadual de Qualidade de Café de Minas Gerais, edição 2015, realizados nesta Quinta-feira, 26, na AABB/ Manhuaçu. No evento, o campeão do II Concurso de Qualidade do Café de Luisburgo, José Mendes Maforte, se destacou mais uma vez e alcançou a 3ª colocação no Concurso Regional, na categoria ‘Café Natural’.

Thomaz Júnior - contato@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.