Portal Caparaó - Emater-MG completa 67 anos com homenagens em Manhuaçu
Agronégocios

Emater-MG completa 67 anos com homenagens em Manhuaçu

11/12/2015 - Atualizado em 12/12/2015 09h28

MANHUAÇU (MG) - A Emater-MG completou no último dia 3 de dezembro, 67 anos de história. A Regional de Manhuaçu realizou a solenidade de comemoração nesta quarta-feira, 9/12, quando também festejou o Dia Nacional do Extensionista Rural, celebrado no dia 6. O evento reuniu funcionários, prefeitos, representantes de entidades e produtores rurais das 24 cidades atendidas na região.

A cerimônia foi conduzida pelo Gerente Regional da Emater-MG Rômulo Mathozinho de Carvalho, os Prefeitos de Manhuaçu Nailton Heringer, de Manhumirim Darci Braga e de Alto Caparaó José Gomes, o Capitão Agnaldo Schuab (representando o Comandante do 11º BPM Tenente-coronel Sérvio Túlio), o secretário de Agricultura de Manhuaçu Sandro Tavares, presidente do Sindicato Rural Lino da Costa e Silva, presidente do CMDRS Daniel Corsetti Dutra, presidente do Sicoob Credilivre Sebastião Lopes, Gerente do Banco do Brasil Judite Kobayashi e Roberto Muniz (representando Marco Antônio - Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais).

Seis extensionistas vinculados à Regional da Emater Manhuaçu foram homenageados pelo tempo de trabalho prestado à instituição: Ronaldo Alves Fumiã (Alto Jequitibá), Carlos Alberto de Souza Moreira (Chalé) e Paulo Roberto Vieira Corrêa (Regional de Manhuaçu) que completaram 35 anos;  Ricardo Vitarelli Andrade (Simonésia), por 20 anos de serviço; e Henrique Lacerda Leal e Thiago Tertuliano Pinel de Moura (Mutum) que chegaram aos 10 anos de trabalho na Emater-MG. Também receberam o prêmio as prefeituras de Manhuaçu, através do prefeito Nailton Heringer; Manhumirim - Darci Braga; Alto Caparaó - José Gomes; Simonésia - Marinalva Ferreira (representada pelo secretário de agricultura Geraldo Pereira Ramos) e Durandé - Lauro Simão.

Ainda receberam homenagens como produtor de café destaque Clayton Barrossa Monteiro, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Manhuaçu (CMDRS) por seu presidente Daniel Corsetti; o veículo de comunicação destaque Portal Caparaó, a Cooperativa Regional, Industrial e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo que Luta (COORPOL) - através do Presidente Flânio Alves, o destaque na gestão social foi a Associação Comunitária de Estudos e Ação Social (ACEAS) - presidente Gilmar Alves da Silva; destaque em responsabilidade ambiental -produtores Ednilson e Walter Dutra, a unidade de ensino destaque Escola Família Agrícola Margarida Alves (de Simonésia) - diretora Lígia Rodrigues e o secretário Geraldo Pereira e o Assentamento Rural Serra do Ouro, de Luisburgo, representando pelo senhor João Batista Cândido.

Em seu pronunciamento, em nome dos homenageados, Paulo Roberto Corrêa destacou sua trajetória familiar e o carinho que ele e os colegas nutrem pela empresa.  Já o presidente da Coorpol, Flânio Alves, falou da importância da Emater para o desenvolvimento da agropecuária na região. "É importante frisar que a Emater é a ligação entre a Secretaria de Agricultura e o produtor rural. O trabalho de seus técnicos é essencial para o agricultor na hora do plantio e no cuidado com o café. Sabemos que para profissionalização e obtenção de bons resultados é imprescindível a atuação da Emater no meio rural", completou Flávio, que parabenizou os funcionários pelos "excelentes serviços prestados a toda a região".

O gerente regional da Emater em Manhuaçu, Rômulo Mathozinho, disse que a Emater atua na região em parcerias e na busca "constante de melhores dias para o setor rural". Segundo ele, "o pioneirismo de 67 anos atrás nos trouxe para a atualidade, como empresa forte e contemporânea, que foi eleita novamente como a melhor empresa do setor agropecuário brasileiro, o que reforça ainda mais a nossa responsabilidade junto ao homem do campo", reforçou. 

PRESENTE NO FUTURO

Presente no futuro. Com este slogan, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) completa 67 anos de história neste mês de dezembro. Ela foi a primeira empresa do setor a ser criada no Brasil, quando nasceu com o nome de Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar), em 1948. Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Emater-MG está presente em cerca de 790 municípios, com um atendimento a aproximadamente 400 mil famílias de agricultores a cada ano.

O trabalho pioneiro e os resultados apresentados pela Emater-MG transformaram a empresa em referência em todo o País. Segundo a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural, o valor médio da produção, por hectare, obtida no País por um agricultor familiar que recebe assistência técnica regularmente é 3,62 vezes maior do que de um agricultor familiar que não tem o mesmo serviço.

A Emater-MG desenvolve ações voltadas, prioritariamente, para a agricultura familiar que, de acordo com o último Censo Agropecuário, responde por 32% da produção nacional de arroz, 49% de feijão, 45% da produção brasileira de leite, 44% de milho e 35% da produção de café. Estima-se ainda que cerca de 40% das hortaliças e frutas produzidas em Minas Gerais também provem das propriedades familiares.

Enquanto empresa de governo e executora de políticas públicas, a Emater-MG desenvolve e atua em programas que beneficiam milhares de agricultores no estado, como: o Certifica Minas Café, Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA), Brasil Sem Miséria, Frutificaminas, Minas Pecuária, Queijo Minas Artesanal, Revitalização do Rio São Francisco, Crédito Rural, Agroecologia, Projeto Jaíba, Feiras Livres e muitos outros.

Além disso, ferramentas como o Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP) e os Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas (ISA), além do Cadastro Ambiental Rural (CAR), permitem medir e avaliar a adoção de boas práticas e seus resultados socioeconômicos e ambientais. Essas inovações representam também investimentos substantivos em recursos humanos, pois trabalham, fundamentalmente, com os conhecimentos científicos gerados pela pesquisa.

Outra vertente trilhada pela Emater-MG é a modernização da área da tecnologia da informação, usando novas ferramentas de comunicação e fazendo parcerias para utilização de geoprocessamento no monitoramento da produção agropecuária. Os resultados só serão positivos, se pactuados com as comunidades rurais, respeitando os saberes, habilidades, valores e a diversidade de cenários.

Carlos Henrique Cruz / Jailton Pereira - contato@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.