Portal Caparaó - São João do Manhuaçu empossa conselho tutelar
Geral

São João do Manhuaçu empossa conselho tutelar

11/01/2016 - Atualizado em 11/01/2016 13h19

SÃO JOÃO DO MANHUAÇU (MG) - Os novos conselheiros tutelares, que foram escolhidos pela população de São João do Manhuaçu por meio de eleição em outubro, tomaram posse neste domingo (10/1) em uma cerimônia conduzida pelo Prefeito João Batista Gomes (João Carolino) na sede da Prefeitura Municipal.

Os conselheiros eleitos estão divididos em cinco titulares e três suplentes que vão exercer os cargos até o ano de 2019. Em São João do Manhuaçu, quatro conselheiros foram releitos: Élia Júnia Vitor de Oliveira, José Silvano Dornelas, Romilda Luiza Teodoro Almeida e Cleonice Henrique Praça da Silva. A estreante no conselho é Leidiane Stephanie Faustino. Os três suplentes são: Cheila de Souza, Lucas Bastos da Cunha e Silvana Versiani Aguilar Lima.

 O prefeito João Carolino e o Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Elias do Carmo Praça, entregaram os diplomas para os conselheiros eleitos.

Na ocasião, o prefeito destacou a importância do trabalho do Conselho Tutelar. “O trabalho dos conselheiros tutelares é de extrema importância para a garantia dos direitos da criança e do adolescente. Eles trabalham arduamente para ajudar aqueles que estão em situações de risco e em condições sociais precárias. Por isso, quero desejar sucesso para o novo mandato que está se iniciando” – enfatizou o prefeito João Carolino.

O presidente do CMDCA, Elias Praça, agradeceu pela parceria da Prefeitura e falou da expectativa dos trabalhos neste ano. “Promovemos capacitação e estamos sempre apoiando o conselho no município. Agora, que desejar sucesso no novo mandato e que possam continuar prestando um atendimento de qualidade para nossas crianças e adolescentes que precisam tanto desse auxílio”, garantiu.

O vice-prefeito Alcimar Afonso (Pitico) reforçou que a Administração realizou todo o processo de eleição dentro das normas e com muito critério. Em agosto de 2015, os candidatos ao cargo de conselheiro tutelar passaram por capacitação e por uma prova sobre conhecimentos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os aprovados nesta avaliação tiveram suas candidaturas confirmadas para a eleição que aconteceu no dia 4 de outubro.

Segundo o artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar é o órgão municipal responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente, além de aconselhar pais ou responsáveis. Ele deve ser acionado sempre que se perceba abuso ou situações de risco contra a criança ou o adolescente, como por exemplo, em casos de violência física ou emocional.

Além da fala dos conselheiros empossados, a cerimônia foi marcada por uma homenagem especial à conselheira tutelar que está deixando o cargo Tiara Aparecida. Ela foi destaque pelos colegas e recebeu flores em agradecimento a seu trabalho.

Também estiveram presentes na cerimônia de posse: os vereadores Elias Mariano, Silvano Moisés Nunes, Juliano Araújo e Áurea Lúcia Bastos, familiares e convidados dos conselheiros empossados.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.