Portal Caparaó - Defesa Civil: população deve ficar atenta ao nível do rio
Geral

Defesa Civil: população deve ficar atenta ao nível do rio

17/01/2016 - Atualizado em 18/01/2016 14h55

MANHUAÇU (MG) - Volume de chuvas nos últimos dias coloca cidades em alerta, especialmente por conta da previsão de mais chuvas até quarta-feira. Em Manhuaçu, o rio que corta a cidade deve ser observado. A Defesa Civil pede aos moradores que fiquem em alerta e monitorem o nível das águas, já que o volume de água no leito aumentou bastante.

De acordo com a Coordenadora da Defesa Civil de Manhuaçu, Vininha Nacif, a cidade foi colocada em “estado de alerta”. Ela afirma que não é motivo para pânico ou desespero, mas a população que reside às margens do rio sabe que é preciso observar o nível do rio, especialmente por conta da previsão de continuar chovendo. (As fotos do rio Manhuaçu - na galeria acima - são da tarde deste domingo, 17)

O alerta significa que não devem deixar casas sozinhas, animais que estão em quintais, móveis em porões e terrenos na margem do rio devem ser retirados quando observarem a aproximação do rio. “Quem mora nas margens, sabe o que estou falando. A pessoa deve observar e se antecipar. Nós prevemos que, se continuar chovendo, teremos algumas inundações. Agora isso depende da quantidade de chuva e o intervalo entre elas”, detalhou Vininha Nacif.

A previsão e o alerta divulgados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (CEDEC/MG) é de chuvas e atenção para o risco de deslizamento de terra e de inundações em vários municípios mineiros, inclusive na região.

“Nós não queremos causar alarde, mas trabalhamos com os dados disponíveis. Há sim possibilidade de enchente. Queira Deus que não, mas Ele é quem sabe. Nossa tarefa é prevenir e agir se for preciso”, detalha.

O monitoramento também acontece em Luisburgo e São João do Manhuaçu, cabeceiras que afetam o volume do rio Manhuaçu na cidade. Nos dois locais, durante a tarde a chuva foi mais amena.

Vininha Nacif afirmou que é importante os próprios moradores também ajudarem, se prevenir e até “darem os primeiros passos, para retirar móveis e evitar maiores transtornos. As forças de segurança vão ajudar, mas é impossível atender a todos ao mesmo tempo”.

O Corpo de Bombeiros também fez o monitoramento do rio Manhuaçu durante todo o domingo. Não houve registro de ocorrência relacionada ao rio. “Tem mais de 24 horas de chuva ininterrupta e, por isso, temos que antecipar. É preciso monitorar e retirar móveis e moradores quando perceber que há realmente uma proximidade real de inundação e continuar chovendo”, orienta o Sargento Cleber Marcílio, do Corpo de Bombeiros.

BARRANCOS

A Defesa Civil também orienta a população a ter cuidado ao transitar próximo a barrancos, encostas ou margens de rios. O Corpo de Bombeiros alerta que é preciso observar rachaduras e deslocamentos em barrancos.

Na noite deste domingo, 17/01, houve deslizamento da terra (fotos acima) em um barranco que atingiu a parede de uma residência comprometendo a estrutura na rua Zequinha Campos, bairro Santa Luzia. Bombeiros e Defesa Civil estiveram no local. Ninguém se feriu.

Em caso de qualquer sinal de perigo, a orientação é para entrar em contato com a Defesa Civil de Manhuaçu 3332-3816, Corpo de Bombeiros (193) ou Polícia Militar (190).

Carlos Henrique Cruz - Whatsapp 33 9 8454 4551 - Jailton Pereira Whatsapp 33 9 8434 2858 - contato@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.