Portal Caparaó - Guia Quatro Rodas elege Caparaó como um 50 melhores do ecoturismo
Entretenimento

Guia Quatro Rodas elege Caparaó como um 50 melhores do ecoturismo

19/01/2016 - Atualizado em 20/01/2016 12h28

ALTO CAPARAÓ (MG) – Para comemorar 50 anos de edição, o Guia Quatro Rodas, uma das revistas mais importantes do segmento turístico, elegeu o Parque Nacional do Caparaó como um dos 50 melhores destinos ecoturísticos do Brasil. Dentre o principal atrativo, o periódico citou o Pico da Bandeira, terceira montanha mais alta do país.

O Parque Nacional do Caparaó localiza-se na divisa entre o Espírito Santo e Minas Gerais, em uma região montanhosa que tem como ponto culminante o Pico da Bandeira, com 2.892m de altitude, o terceiro mais alto do Brasil. A região do parque é muito procurada por visitantes em busca de belas paisagens e para a prática do montanhismo. Além do Pico da Bandeira encontram-se outros importantes picos como o do Cristal (2798m) e do Calçado (2766m).

O Pico da Bandeira tem seu nome creditado a uma antiga história, do período imperial do Brasil. Segundo consta Dom Pedro II, por volta de 1859, mandou fixar no ponto mais alto do Brasil, até então conhecido, uma bandeira do império. Daí deriva-se o nome Pico da Bandeira. O nome Caparaó vem de uma palavra de origem indígena que significa águas que rolam pela montanha. Outras designações para Caparaó seriam: casa do rio torto, ou rio curvo e águas claras que descem da montanha.

O visitante encontra no parque belas paisagens compostas de cachoeiras, corredeiras, quedas d’águas, piscinas naturais de águas intensamente geladas e cristalinas. Além da vista deslumbrante de seus vários picos e mirantes, acessíveis por trilhas em meio à vegetação de Mata Atlântica em seus pontos menos elevados e Campos de Altitude, mais próximo ao cume. No parque o visitante, que prefere pernoitar em suas dependências, conta com quatro áreas de camping, duas do lado mineiro e duas do lado capixaba, com ótima infra-estrutura.

Para visitantes de um só dia, há diversos atrativos no lado mineiro: o Vale Verde, o Vale Encantado, a Cachoeira Bonita; e também no lado capixaba a Cachoeira da Farofa, a Cachoeira do Aurélio e a Cachoeira Sete Pilões. O parque oferece áreas de recreação com churrasqueiras, em algumas atrações, como o Vale Verde. Já os visitantes mais aventureiros podem acampar no parque e visualizar o nascer do sol em um de seus vários picos, uma experiência indescritível. Alguns mais experientes podem visitar mais de um pico no mesmo dia.

O visitante também pode se alojar em pousadas da região e logo cedo, com a abertura do parque, subir aos picos para ter uma vista panorâmica de toda a região. Em alguns dias de julho é possível até mesmo avistar o litoral. O Parque abre todos os dias de 7 às 18h. Reservas para os que pretendem acampar podem ser feitas no site do parque, já que há um limite de pessoas nas áreas de camping. A administração do parque fica a cargo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. Algumas dicas importantes elaboradas por eles podem ser encontradas no guia do visitante.

Carlos Henrique Cruz - com informações - contato@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.