Portal Caparaó - Casas Bahia fecha a loja de Manhuaçu
Economia

Casas Bahia fecha a loja de Manhuaçu

27/01/2016 - Atualizado em 27/01/2016 17h35

MANHUAÇU (MG) - A Casas Bahia confirmou o encerramento da unidade localizada na Rua Antônio Wellerson, nº 7, Centro da cidade de Manhuaçu. A informação divulgada pelo Portal Caparaó, na segunda-feira, 25/01, repercutiu bastante na região e foi confirmada pela Assessoria de Imprensa da Via Varejo.

Segundo a nota, “a ação faz parte do plano de eficiência operacional da empresa, que avalia constantemente a performance de lojas para manutenção dos patamares de rentabilidade do grupo. Essas avaliações permitem que tenhamos uma empresa cada vez mais ágil, enxuta, eficiente e orientada para a satisfação dos clientes”.

A assessoria ainda esclareceu “que parte dos colaboradores da loja será realocada em outras unidades da rede” e também orientou que “os clientes da Casas Bahia de Manhuaçu a procurarem a loja Ponto Frio, localizada na Rua Doutor José Fernandes Rodrigues, 489, Centro, para quaisquer demandas”.

CONCENTRAÇÃO DE MERCADO

A Via Varejo, empresa de móveis e eletrodomésticos do Grupo Pão de Açúcar, é a dona das redes Casas Bahia e Ponto Frio. Nesta segunda-feira, o grupo fechou a loja das Casas Bahia de Manhuaçu e manteve somente o Ponto Frio.

Segundo informações de mercado e funcionários ouvidos pela reportagem, a história do fechamento de uma das lojas é comentada há mais de um ano. A decisão tem haver com a reestruturação que o grupo tem feito no país, além de seguir recomendações por causa da concentração de fatia do mercado consumidor.

Em outubro de 2014, o grupo comercial Via Varejo obteve aprovação da Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) para vender lojas à concorrência no Distrito Federal, em Minas Gerais e no Espírito Santo.

A autoridade antitruste divulgou sua decisão por meio de dois despachos no “Diário Oficial da União” e segue um processo iniciado em 2013.  Quando as duas redes foram unidas, o CADE firmou um acordo num Termo de Compromisso de Desempenho (TCD) obrigando a Via Varejo a se desfazer ou fechar 74 lojas em 54 municípios de diferentes estados, entre elas, já aparecia na lista a unidade de Manhuaçu.

Na prática, o grupo continua na cidade, mas somente com a loja do Ponto Frio.

A assessoria não se manifestou sobre o questionamento feito pela reportagem sobre a destinação do imóvel da Casas Bahia e se o Ponto Frio poderá se mudar para o local.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.