Portal Caparaó - Caso suspeito de febre chikungunya em Manhuaçu
Geral

Caso suspeito de febre chikungunya em Manhuaçu

29/01/2016 - Atualizado em 01/02/2016 09h49

MANHUAÇU (MG) - A Vigilância Ambiental do município anunciou o primeiro caso suspeito de febre chikungunya. A informação foi divulgada nesta tarde de sexta-feira, 29/01, pela Prefeitura de Manhuaçu.

Um idoso, que está internado no Hospital César Leite, é o primeiro caso suspeito de pessoa contaminada com o vírus causador da febre chikungunya, em Manhuaçu.

O homem foi internado com suspeita de dengue e o quadro clínico evoluiu para que o infectologista que acompanha o caso acredita ser da doença. “Os exames desse paciente já foram coletados e enviados para o laboratório de referência. Enquanto não é apontado o resultado, o homem está sendo acompanhado e tratado. Tão logo tenhamos a confirmação ou não da nossa suspeita, vamos imediatamente divulgar para a população, como estamos fazendo em cada uma das nossas ações” – informou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau.

Ela disse também que passou da hora da população “arregaçar as mangas” e entrar de vez na briga contra o mosquito. “Não adianta mais as pessoas se preocuparem em reclamar, denunciar, criticar a falta de atitude do vizinho ou mesmo ignorar a situação. É hora de todo mundo se movimentar e fazer sua parte. As palavras têm que se transformar em ações concretas para evitar a epidemia. Por isso conclamamos toda a população para agir imediatamente. Tem um lote, procure limpar. Tem quintal, faça uma varredura para eliminar inservíveis. Costumo dizer que o mosquito é democrático e não faz distinção de raça, crença, opção sexual ou condição social. Ele não está preocupado em respeitar limite de muros, bairros ou cidades ou qualquer tipo de divisa. Tem mosquito no município inteiro e até no país inteiro” – alertou Emilce Estanislau.

EPIDEMIA

O surto agravado de dengue em Manhuaçu é uma realidade e tudo sugere a evolução para uma epidemia. São 143 casos suspeitos de pessoas contaminadas pelo vírus.

Em entrevista, a coordenadora da Vigilância Ambiental de Manhuaçu, Emilce Estanislau Muniz, disse que a doença está espalhando na cidade. “Nós já estamos desencadeando o que chamamos de Plano de Contingência, que foi preparado no final do ano passado e agora está sendo deflagrado. Ações como criação de unidades de terapia e soroterapia estão sendo providenciadas. Além disso, haverá mobilização do laboratório para atender todas as suspeitas. Vamos encaminhar para a Secretaria de Estado da Saúde, na próxima segunda-feira, uma solicitação para envio do UBV do veículo de fumacê pesado para a cidade de Manhuaçu. Também já comunicamos, verbalmente, a Gerencia Regional de Saúde de Manhumirim” – acrescentou Emilce.

O período de final de férias e a proximidade com outro feriado prolongado, o de carnaval, sugere o aumento de casos suspeitos o que aumenta a preocupação.

Com informações da Prefeitura de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.