Portal Caparaó - Polícia Militar desencadeia Operação Carnaval
Segurança

Polícia Militar desencadeia Operação Carnaval

05/02/2016 - Atualizado em 06/02/2016 20h20

MANHUAÇU (MG) - A Polícia Militar está realizando a Operação Carnaval, com reforço policial principalmente nos municípios onde a comemoração do carnaval é intensa, como Simonésia, Lajinha, Sta. Margarida, Abre Campo e Manhumirim, com destaque especial para Simonésia, onde milhares de foliões tomam conta da cidade durantes estes quatro dias de festa.

Segundo o Comandante do 11º Batalhão, o Tenente-coronel Sérvio Túlio Mariano Salazar, estes municípios estão recebendo um reforço policial, além de contar ainda com o efetivo normal do dia a dia de cada município. “Estamos trabalhando para que as pessoas possam brincar o carnaval de forma segura e para isso contamos com a participação de todos os setores do 11º Batalhão, outros militares que estavam de folga e alguns de férias e ainda mais 12 militares oriundos do vale do aço, que desde a manhã de sábado estão reforçando os nossos trabalhos”, explicou o Comandante - “Cancelamos nosso expediente administrativo e colocamos todos os policiais que trabalham nesta atividade para apoiar as ações do policiamento nas ruas, bem como utilizamos os militares da Banda de Música e do COPOM”, enfatizou.

Os foliões que visitarem estas cidades percebem a presença de mais policiais a pé e em viaturas que circulavam abordando as pessoas e orientando-as com medidas de segurança para serem adotadas no Carnaval. ‘Estamos com atenção especial para Simonésia, onde está acontecendo a maior festa de carnaval da região, Além do efetivo normal de policiais da cidade, todos os dias mais 50 policiais estão reforçando a segurança das pessoas que brincam o carnaval naquele município”, destaca Comandante Sérvio.

Durante este período as fiscalização estão intensificadas, todos os dias blitz acontecem na MG 111 e na chegada de Simonésia. “Como os foliões puderam observar a Polícia Militar está realizando o acompanhamento de perto de toda a movimentação de pessoas, seja ela durante o embarque nos ônibus em Manhuaçu e no desembarque em Simonésia, a Policia Militar Rodoviária, através do 6º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito também está com reforço no efetivo e tem realizado blitz na saída de Manhuaçu e na chegada de Simonésia, inclusive com o uso de etilômetro (bafômetro), com o intuito de realmente de evitar os excessos e promover uma viagem tranquila às pessoas que vão pegara a estrada nestes dias de festa”, ressaltou Ten.Cel. Sérvio – “Blitzes também estão acontecendo em outros trechos das rodovias que cortam a nossa região”, completa.

Policiamento Ostensivo

De acordo com o Comandante, outra preocupação da PM é com as cidades onde não está acontecendo comemorações do carnaval e muitas pessoas estão viajando, a exemplo de Manhuaçu. Segundo ele, o efetivo normal destas cidades está sendo mantido e policiamento acontece normalmente, mas é preciso uma parceria com a população para evitar que arrombamentos e furtos aconteçam. “É muito importante que as pessoas que estão viajando tenham o cuidado de ter deixado um contato com vizinho, que no caso de alguma eventualidade este vizinho possa comunica-lo do ocorrido, que o vizinho ajude a vigiar a sua casa avisando a Polícia Militar sobre qualquer coisa suspeita”, orienta o Oficial.

Combate ao tráfico de drogas

Tenente Coronel Sérvio ressaltou que o combate ao tráfico de drogas é uma constante da Polícia Militar. ‘Sabemos que muitas pessoas aproveitam este período de carnaval para praticar o tráfico de drogas, mas nossos policiais estão atentos à toda essa movimentação, inclusive com o serviços de inteligência misturado no meio dos foliões e principalmente atendendo às denúncias sejam elas através do 190 ou do 181, o disque denúncia unificado. O importante é a participação da população que se sente prejudicada e não compactua com a ação destas pessoas que levam esse mal tão grande que é a droga para os lares de toda a região”, disse – “Foi através de uma dessas denúncias que apreendemos cerca de cinco quilos de maconha e cocaína, nesta última semana que antecedeu o início do carnaval”, finaliza.

Jailton Pereira - jailton@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.