Portal Caparaó - Corpo de Bombeiros foca prevenção contra afogamentos e acidentes
Geral

Corpo de Bombeiros foca prevenção contra afogamentos e acidentes

05/02/2016 - Atualizado em 06/02/2016 20h20

MANHUAÇU (MG) - Militares do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu estão mobilizados desde a última sexta-feira, 05 para ações de prevenções voltadas para o carnaval deste ano.

Segundo o Tenente Flávio Mota, a unidade de Manhuaçu é responsável por 26 municípios e na sua maioria com eventos voltados para o carnaval. “Dentre estes municípios nos estamos com atenções especiais voltadas para Simonésia, Manhumirim, Lajinha, onde estão acontecendo festividades nestes dias. Montamos um ponto base em Realeza, no entroncamento das BRs 262 e 116, para um deslocamento mais rápido no caso de eventualidade”, disse.

O militar orienta aos foliões que estão curtindo o carnaval para evite os excessos e exageros. “Quando as pessoas saem para curtir o carnaval, a última coisa que ela pensa é a possibilidade de acontecer alguma alteração nos planos. Por isso, ao chegar no local onde existe uma grande aglomeração de pessoas e visualizar e escolher uma possível rota de fuga, pois, caso ocorra alguma situação de pânico, você já tem uma noção por onde escapar e evitar que seja pisoteado”, explica.

Tenente Flávio Mota faz ainda um alerta quanto ao consumo exagerado de álcool, segundo ele, caso esteja de carro, eleja o motorista da rodada e nunca assuma a condução de um veículo após ingerir bebida alcoólica.

Outro município que está recebendo uma atenção especial dos Bombeiros é Alto Caparaó e a região do Pico da Bandeira. “A região do Caparaó tem um forte atrativo turístico por causa do próprio Pico da Bandeira, suas pousadas e cachoeiras e por causa disto é o roteiro preferido de muitos turistas que preferem a calmaria das montanhas à agitação das cidades e para promover maior segurança principalmente aos banhistas que procuram aquela região por causa das cachoeiras, uma equipe de 06 militares estão junto com os brigadistas e funcionários do Parque fazendo a segurança dos banhistas com orientações e ações preventivas”, destaca o Comandante –“estes militares continuam na região do Caparaó até a quarta-feira de cinzas”, completa.

Para as pessoas que viajaram neste período, o Corpo de Bombeiros ressalta mais uma vez a importância de se programar para retornar para casa. “É muito importante que as pessoas que vão pegar estrada de volta para as cidades de origem que se programe com antecedência e evite correria de última hora. Pois, além do grande número de veículos nas estradas ainda tem o agravante da enorme quantidade de buracos nas rodovias”, alerta.

As operações do Corpo de Bombeiros terminam na quarta-feira de cinzas, mas equipes se mantém em alerta pois muitos turistas deixam pra retornar de viajem até no próximo fim de semana.

Jailton Pereira - jailton@portalcaparao.com.br

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.