Portal Caparaó - Padre Júlio Maria ganha memorial no Amapá
Entretenimento

Padre Júlio Maria ganha memorial no Amapá

10/03/2016 - Atualizado em 10/03/2016 16h26

MACAPÁ (AP) - A inauguração de uma casa em memória ao Padre Júlio Maria Lombaerde reuniu fiéis católicos de vários lugares do país em Macapá no domingo, 28/02. Padre Júlio chegou em Macapá em 1913 e realizou um importante trabalho de evangelização. Além disso, usou seus conhecimentos da medicina para ajudar muitas pessoas na época em que esteve no estado. Atualmente, ele está em processo de beatificação pela igreja católica.

As integrantes  da Congregação das filhas do Coração Imaculado de Maria, criada pelo padre há cem anos, participaram da programação de inauguração do espaço dedicado ao trabalho do sacerdote.

"Para nós, visitar o Macapá tem um significado muito grande. Esse espaço serve para trazer cada vez mais a origem desse trabalho missionário do nosso fundador. É essa nossa intenção e também ver o Padre Júlio como grande Missionário que ele foi. Esse homem doado, entregue totalmente à missão, aos mais necessitados", conta a irmã Margarida Matos.

Padre Júlio Maria de Lombaerde chegou em Macapá em 1913 e realizou um importante trabalho de evangelização. Além disso, usou os seus conhecimentos da medicina para ajudar muitas pessoas, na época em que esteve no estado.

"Para levar um candidato, ou seja membro da Igreja Católica, a honra dos altares, digamos ser canonizado: ele passa por quatro processos: processo de ser reconhecido como Servo de Deus, Bem-aventurado, Beato e Santo. O Padre Júlio Maria está na fase do processo diocesano, já que foi reconhecido como Servo de Deus. Em seu trabalho missionário, trabalhou em três continentes e escreveu quase 100 livros e andou por vários lugares no Brasil. Não é tão faço a gente recolher tudo isso, que é um processo diocesano para refazer toda a trajetória dele", conta a irmã Socorro Laurentino, também membro da Congregação.

O atrativo principal do espaço é a sala da memória. Aqui a história do padre é contada através de fotos e obras que foram escritas por ele mesmo. O espaço vai ser inaugurado no dia 27 de fevereiro, data em completou 103 anos da chegada do padre aqui no Amapá.

TRAJETÓRIA

Júlio Maria de Lombaerde foi ordenado a 13 de janeiro de 1908. Em 1912, quando pregava missões pela França, foi de repente enviado para o Brasil (Amazônia), onde trabalhou 15 anos como missionário entre os índios e caboclos. Ele começou sua missão na cidade de Macapá (AP), onde fundou providencialmente a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, tendo sido aprovada pelo Papa Bento XV.

Em seguida, depois de um tempo em Natal (RN), veio para Manhumirim (MG), em 1928, onde permaneceu até sua morte, 16 anos depois. Na cidade, fundou a primeira congregação de padres missionários genuinamente brasileira: a Congregação dos Missionários de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, bem como a das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora.

Em Manhumirim, ele construiu o Ginásio Pio XI, o Colégio Santa Teresinha, o Patronato Agrícola Santa Maria, Asilo São Vicente de Paulo e o Hospital São Vicente, hoje chamado Hospital Padre Júlio Maria.

Ao longo de sua trajetória, foi escritor, professor, médico e farmacêutico. O religioso também fundou escolas e bandas de música para jovens.

Carlos Henrique Cruz - Com informações do Bom Dia Amazônia

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.