Portal Caparaó - Irmãos iniciam tour pela América do Sul a bordo de kombi
Entretenimento

Irmãos iniciam tour pela América do Sul a bordo de kombi

13/03/2016 - Atualizado em 14/03/2016 14h57

JUIZ DE FORA (MG) - A bordo da Kombi 76, carinhosamente batizada de Genoveva, três irmãos de Lajinha (MG) partiram em busca de um sonho neste sábado, dia 12 de março: será a primeira viagem deles pela América do Sul. A rota começou em Juiz de Fora e passará por cidades brasileiras, argentinas, uruguaias, paraguaias e chilenas.

"A ideia surgiu há uns dez anos. Eu e meus irmãos sempre quisemos viajar de carro", explica o estudante de engenharia civil, Rodrigo Hübner. "Eu e o Ricardo, meu gêmeo, fazíamos espanhol e queríamos conhecer a América Latina. Mas éramos muito novos e não tínhamos dinheiro. Deixamos essa ideia guardada. Depois que voltei de um intercâmbio, conversamos, a ideia voltou e calhou de todos estarmos com grande parte do dinheiro, e com vontade, decidindo fazer a viagem", completa.

Junto com Rodrigo e Ricardo, formado em educação física, o irmão mais velho dos gêmeos, Raphael, que é policial rodoviário federal, completa a tripulação. "Dividimos tudo, em torno de R$ 4 mil para cada irmão. A compra da Kombi, a arrumação, serviço, planejamento e vamos dividir a direção. Colocamos um motor 0 km, para diminuir a quantidade de problemas na estrada. Nós sempre fomos apaixonados por carros antigos, e a Genoveva é isso: um carro antigo e barato. Ela foi comprada através da OLX, aqui em Juiz de Fora. Ela não estava perfeita, no entanto, estava dentro do orçamento", diz Rodrigo.

A preocupação com o funcionamento do veículo antigo é óbvia, mas o estudante diz estar preparado para pequenos imprevistos. "Levamos para um mecânico da minha cidade, pois seria o lugar mais fácil para arrumar. Refizemos a parte elétrica também. Estamos mais ou menos preparados para os problemas que virão. Todos nós conhecemos um pouco de mecânica básica e temos algumas ferramentas. Claro que, se apresentar um problema maior, não vai dar para arrumar. Aí, teremos que contar com a ajuda dos hermanos", brinca.

Com a proximidade da data de partida, a Genoveva já estava sendo testada em pequenas viagens pela região de Lajinha. "O Ricardo está andando nas estradas próximas, em viagens pequenas. Nós vamos fazer uma viagem muito grande, mas dividida em várias pequenas viagens. Ele está testando, para que os problemas apareçam agora, se é que vão aparecer, diminuindo a possibilidade de algo mais sério", afirma.

O planejamento da viagem inclui a partida da casa dos irmãos na cidade, no dia 12 de março, e retorno no dia 16 de abril. De Juiz de Fora, a primeira parada é São Paulo. "Vamos descendo. De SP, pra Florianópolis, paramos um dia, depois Porto Alegre, e depois para o Chuí. Aí, de lá, entramos no Uruguai e vamos de carro, até Buenos Aires, na Argentina. Até tinha a opção da balsa, que é muito cara. De lá, vamos para o Chile, tomar o primeiro banho de mar no Pacífico. Voltamos por um caminho diferente, passando pelo Paraguai e entrando no Brasil por Foz do Iguaçu. De lá, vamos para Brasília, deixar o Raphael, e voltamos para Juiz de Fora. Serão cerca de 10.500 km", conta.

Além disso, o stress causado por uma viagem tão longa também está no planejamento dos três, até mesmo para evitar brigas. "Sempre convivemos bem. Creio que vamos brigar sim, serão 34 dias juntos, dentro de um carro, então isso pode ser meio complicado. Mas, com certeza, vamos estreitar os laços de amizade que já temos, de irmandade. Quando fizemos o projeto, a família toda abraçou. Minha mãe principalmente, já meu pai achou que a gente era louco. Creio que não, loucura seria subir no carro sem arrumar e viajar", acredita.

DIÁRIO DE VIAGEM

A saga dos três irmãos pode ser acompanhada através do Facebook, na página “Genoveva uma aventura pela América do Sul”, criada especialmente para manter familiares, amigos e curiosos informados. "Muita gente está com vontade de saber sobre a viagem, ver o que fizemos na Kombi, como foi feito... A página foi criada porque essa é a primeira viagem de muitas, já temos outras duas planejadas para um futuro próximo. Vamos divulgar mais para os amigos, nem buscamos patrocínio. Queremos curtir a viagem como irmãos, e não trabalhar. Decidimos mais viajar e conhecer o mundo com a Genoveva", fala.

O sinal de internet ainda é desconhecido pelos irmãos em boa parte do trajeto, mas o trio pretende dar preferência de parada em locais com sinal Wi-Fi. "Vamos tentar atualizar o máximo, com a maior e melhor frequência possível. Não sabemos como é, nas capitais deve ser mais fácil. As cidades menores que a gente talvez queira parar, não sei. O planejamento não é engessado, então, podemos descobrir uma cidade melhor no caminho. A ideia é de atualização diária", conclui.

Acessa.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.