Portal Caparaó - Seminário sobre acidentes e desastres naturais acontece hoje em Simonésia
Agronégocios

Seminário sobre acidentes e desastres naturais acontece hoje em Simonésia

31/03/2016

SIMONÉSIA (MG) - Com o objetivo de debater políticas públicas voltadas para acidentes e desastres naturais, bem como produzir alternativas que contribuam para um ambiente mais equilibrado, a Comissão de Obras, Agricultura, Direitos Humanos, Direitos do Consumidor e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Simonésia, em parceria como Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu) promovem, nesta quinta-feira (31), um Seminário para discutir o tema. O evento será realizado no Plenário da Câmara Municipal de Simonésia, a partir das 8h30.

ACIDENTES E DESASTRES

Em novembro do ano passado, a Bacia Hidrográfica do Rio Doce foi afetada pelo maior acidente ambiental da história do Brasil, quando a barragem de rejeitos de minério da Samarco se rompeu e atingiu quase 800 quilômetros da Bacia. Segundo o atual presidente do CHB Manhuaçu Senisi Rocha, o Comitê apoia a iniciativa e colabora com as discussões que envolvam riscos aos recursos naturais.

“Esse seminário será realizado em um bom momento. Depois do rompimento da barragem em Mariana/MG, é muito importante discutir o assunto. Simonésia vive a expectativa de uma intensa exploração de minério e lideranças políticas, como o vereador Moises Raposo, estão preocupadas com os riscos que essa atividade pode representar para a população”, lembra Senisi destacando o apoio do legislador simonesiense, que tem um histórico marcado por trabalhar em defesa das causas ecológicas.

Senisi ainda comentou que uma das formas de evitar tragédias como a que ocorreu no Rio Doce é a informação e a mobilização. “Levando informação e promovendo o debate podemos despertar a organização das comunidades ameaçadas em prol de uma maior responsabilização dos empreendedores”, conclui o presidente.

DISCUSSÃO

Entre as pautas que serão levantadas no Seminário estão: qualidade e quantidade de água; medidas preventivas relacionadas à segurança das pessoas e seus bens diante de desastres naturais; a lama no Rio Doce; impactos sociais e ambientais provocados por barragens e o programa Olhos D’Água, promovido pelo Instituto Terra.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

8h30 - Abertura

9h - 1ª Palestra: Qualidade das Águas – Palestrante: Sérgio Leal - IGAM

10h30 - 2ª Palestra: Medidas Preventivas Relacionadas à Segurança das Pessoas e seus Bens Diante de Desastres Naturais – Ten. Flávio Mota – Corpo de Bombeiros

13h - 3ª Palestra: A Lama no Rio Doce – Carlos Eduardo Silva – CBH-Piranga

14h - 4ª Palestra: Impactos Sociais e Ambientais Provocados por Barragens – MAB

15h - 5ª Palestra: Programa Olhos D’Água – Cíntia Gomes – Instituto Terra

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.