Portal Caparaó - Curso de manutenção e contenção de serpentes
Agronégocios

Curso de manutenção e contenção de serpentes

08/04/2016

MANHUAÇU (MG) - Alunos do Curso de Biologia da Faculdade do Futuro participaram do curso de manutenção e contenção de serpentes ministrado pelo biólogo e professor universitário Wanderley Pereira de Laia, na sede do 6º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito, no 11º Batalhão, em Manhuaçu.

Divido em dois módulos, na parte da manhã os acadêmicos conheceram um pouco mais sobre as serpentes e suas características particulares. “Nesse curso os alunos conheceram um pouco mais sobre esses animais incríveis, únicos e, algumas vezes, incompreendidos por muitas pessoas. Foram abordados temas como a evolução das serpentes, introdução à anatomia, comportamento, identificação de espécies, procedimentos com serpentes peçonhentas, acidentes ofídicos, técnicas de manejo e contenção”, explicou professor Wanderley.

Reunidos no CV (Centro de Visitantes) os alunos acompanharam para a parte teórica, conceitos básicos, principais espécies mais comuns, identificação, curiosidades. “A primeira coisa que se tem que saber é identificar o animal, saber se estamos lidando com um animal peçonhento ou não. Apesar de que a primeira reação das pessoas em se deparar com uma serpente é matá-la, isso não deve ser feito, o correto é acionar o Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar de Meio Ambiente para uma contenção correta do animal e devolvê-lo ao seu habitate”, disse.

Após a parte teórica, na parte da tarde aconteceu a segunda parte do curso, onde todos aprenderam a maneira correta de contenção, manejo e também cuidados necessários para preservar a integridade do animal e a sua, nesse tipo de interação. “Os alunos tiveram a oportunidade de tiveram a oportunidade de manejar e conhecer de perto esses maravilhosos animais utilizando instrumentos, priorizando sempre a segurança do agente contedor e o bem-estar do animal.

“O Curso de Identificação e Manejo de Serpentes tem por finalidade apresentar algumas das principais espécies de serpentes da Mata Atlântica da Região Sudeste. Somente através do conhecimento e da compreensão desses seres tão incríveis será possível preserva-las, garantindo assim, o direito à vida e o equilíbrio da grande Teia Alimenta”, finaliza.

Jailton Pereira - jailton@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.