Portal Caparaó - Sicoob Credilivre apresenta resultados de 2015 em Assembleia Geral
Agronégocios

Sicoob Credilivre apresenta resultados de 2015 em Assembleia Geral

12/04/2016 - Atualizado em 13/04/2016 14h29

MANHUAÇU (MG) - No último dia 07 de abril, quinta-feira, na Primeira Igreja Batista de Manhuaçu, a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão – Sicoob Credilivre, realizou a 27º Assembleia Geral Ordinária e a 24º Assembleia Geral Extraordinária com a presença de aproximadamente 300 associados.

Iniciando-se às 10 horas da manhã, conforme previsto no Edital de Convocação para a 3ª e última chamada, a Assembleia iniciou-se com a apresentação dos Relatórios de Administração, feito pelo Presidente Sebastião de Lourdes Lopes. Na sequência os relatórios contábeis foram apresentados pelo Supervisor Contábil Erivelton Nunes de Oliveira, seguidos do Parecer do Conselho Fiscal e do parecer de Auditoria da Empresa Bauer.

Após os relatórios de 2015, foram apresentados aos associados à evolução dos principais números do Sicoob Credilivre nos últimos cinco anos. As informações apresentadas acerca do volume de operações de crédito, depósitos e patrimônio líquido, demonstraram um crescimento de mais de 100% nos últimos cinco anos, bem superior à inflação do período que não passou de 35%. Já com relação ao resultado anual da cooperativa, o crescimento verificado foi bem mais expressivo, demonstrando que no período houve significativos ganhos de eficiência, dado que o crescimento percentual dos resultados foi significativamente superior ao crescimento percentual das carteiras.

Além disso, foram apresentadas as informações sobre o mercado local, referente às 12 praças (municípios) em que o Sicoob Credilivre está presente, sendo o Sicoob Credilivre, dentre as 6 instituições financeiras operantes na praça, a 3ª maior em operações de crédito, com 13% do mercado e a 1ª instituição em captação de depósitos, com mais de 52% de todo mercado.

Atualmente, o Sicoob Credilivre conta com mais de 26 mil associados e segundo o Presidente do Conselho, Sr. Sebastião de Lourdes, “em 2016 a Cooperativa completa 24 anos de existência, mantendo a vocação de instituição voltada para fomento do crédito, com foco nos cooperados, pois eles são os verdadeiros donos da Cooperativa”.

Com relação à política de distribuição dos resultados, o Sr. Sebastião ainda salienta que, todas as transações financeiras realizadas na Cooperativa são feitas pelos os associados, que são os parceiros que movem a engrenagem da Cooperativa, e que por isso, nada mais justo que eles participem dos resultados”. Neste ano, o Sicoob Credilivre remunerou o capital social de seus cooperados em mais de R$ 3 milhões e distribuiu aproximadamente R$ 4 milhões em quotas de capital conforme a movimentação de cada associado.

Eleição e Posse do Novo Conselho Fiscal

Com registro de apenas uma chapa, foram empossados por aclamação pela Assembleia os novos membros do Conselho Fiscal do Sicoob Credilivre, sendo membros efetivos o Sr. Gilvan Moreira Cotas, José Antônio do Nascimento e Lúcio de Souza Pacheco e; os seguintes membros suplentes: Diones Hott Praça, Heliana Bueno Silva e Ronaldo Miranda Barbosa.

Após as boas vindas dadas aos novos membros do Conselho Fiscal, os mesmos prestaram uma homenagem ao Conselheiro Flávio Rocha que após anos de dedicação na função se despede do exercício de Conselheiro Fiscal da Cooperativa. Emocionado, Flávio recebeu uma placa em agradecimento pelos relevantes serviços prestados junto a Cooperativa.

Nova Sede

Na oportunidade, o Presidente Sebastião de Lourdes anunciou a Assembleia mais uma boa notícia, que ainda no mês de abril será lançada a pedra fundamental que dará início as obras de construção da Nova Sede Administrativa e da Agência Centro em Manhuaçu.

Ao final foi realizado o sorteio de 03 televisores entre os associados que prestigiaram a Assembleia, tendo sido agraciados com o sorteio os seguintes associados: Renan Miranda Barbosa de Realeza, Silvana Aparecida Guerra Baessa de São José do Mantimento e Timóteo Roberto do Carmo de Matipó.

O encerramento da Assembleia se deu com um almoço de confraternização entre os associados.

Jailton Pereira - jailton@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.