Portal Caparaó - Expedição Tropeira atravessa a região do Caparaó
Entretenimento

Expedição Tropeira atravessa a região do Caparaó

12/04/2016

MANHUMIRIM (MG) / IÚNA (ES) - Um encontro, 13 integrantes. É a Expedição Tropeira que se juntou novamente para reviver a Rota Imperial. Os tropeiros saíram no dia 01 de abril da Praça Tiradentes, Ouro Preto, rumo ao Palácio de Anchieta em Vitória no Espírito Santo. A passagem deles na região de Manhumirim para Iúna, pelo trecho do rio Claro, foi neste final de semana.

Em um percurso feito por cavalgadas, foram somados 20 dias de marcha, sendo 12 em Minas Gerais até o Espírito Santo, e mais 08 dias do Espírito Santo até Vitória. Pelé, um dos realizadores e também integrante da Expedição Tropeira, conta que a ideia de realizar a Rota Imperial de Ouro Preto à Vitória surgiu há sete anos. “Fomos fazendo os trajetos aos poucos, dentro do Espírito Santo. De Irupi à Vitória, passando por Santa Leopoldina, chegando à divisa do Espírito Santo. E este ano decidimos sair de Ouro Preto.”

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca, Octaciano Neto, esteve em Ouro Preto representando o governo do estado do Espírito Santo e enfatizou o destaque da Expedição para o resgate da importância histórica e cultural que a Rota Imperial tem, tanto para Minas Gerais, quanto para o Espírito Santo. Para ele, a rota realizada pelos tropeiros é um marco para garantir a sobrevivência da memória.

Essa é a sétima edição da Expedição Tropeira, comemorando os 200 anos da Rota Imperial.

Os treze cavaleiros que saíram de Ouro Preto - Minas Gerais, na última sexta-feira (01), já cavalgaram mais de 300 km. Na sexta, dia 08 de abril, eles chegaram ao Rio Claro, município de Iúna (ES), passando pela região rural de Manhumirim. No sábado, a expedição chegou a Irupi, e no domingo, dia 10, a Ibatiba.

Rota Imperial

A Rota Imperial da Estrada Real foi construída por ordem de D. João VI e com os recursos da Coroa Real.  O principal objetivo era promover o comércio, a ocupação do território e o desenvolvimento regional.

Somente com o declínio da exploração aurífera e com a chegada da Família Real (1808) ao país, a rota foi oficialmente aberta (1814) para as estradas do Espírito Santo. Concluída em 1816, definiu o intercâmbio entre as cidades de Ouro Preto (MG) e Vitória (ES). Hoje, o percurso cruza 14 municípios capixabas e mais 17 de Minas Gerais.

Os expedicionários são os seguintes:

José Nildo “Pelé”, 37 anos, Venda Nova do Imigrante;

Celso José de Oliveira, 50 anos, Conceição de Castelo – esteve em todas as edições anteriores da Expedição;

Severino Gonçalves da Cruz, 46 anos, Conceição de Castelo;

Betinho Vargas, 45 anos, Conceição de Castelo;

Pedro Paulo Belote, 62 anos – Conceição de Castelo;

Paulo Sergio Francaroli, 61 anos – Castelo;

Jesus Gomes Vieira, 50 anos, Ibatiba;

Onésio Gomes Vieira, 56 anos, Ibatiba;

João Amorim de Freitas, 61 anos, Ibatiba;

Alício Falqueto, 54 anos, Venda Nova do imigrante/ Iúna – Já cavalgou 75 dias, 2500 km até o Rio grande do Sul;

Edmilson Melo, 53 anos, Anchieta;

Walter Mateus Rocha, 51 anos, Cachoeiro de Itapemirim;

Henrique Celso Mamede de Souza, 47 anos, Cachoeiro de Itapemirim.

Carlos Henrique Cruz - com informações de Valdir Vieira - Portal Cidade Agora

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.