Portal Caparaó - Combate ao Aedes aegypti é intensificado em Manhuaçu
Geral

Combate ao Aedes aegypti é intensificado em Manhuaçu

20/04/2016 - Atualizado em 21/04/2016 09h46

MANHUAÇU (MG) - A Vigilância Ambiental, órgão ligado à Secretaria de Saúde, inicia a aplicação de UBV (inseticida) pesado em Manhuaçu. A ação começou na segunda-feira com o carro fumacê percorrendo ruas da cidade.

O veículo e inseticida foram cedidos pela Secretaria de Estado de Saúde para intensificar ainda mais as várias ações que a Vigilância Ambiental tem executado no sentido de conter o avanço da proliferação do mosquito Aedes aegypt. “Desde setembro do ano passado, estamos com equipe aplicando inseticida na cidade, com a utilização da maquina leve. Este é um serviço até mais eficiente, na nossa visão. Mas, devido ao avanço do nível de infestação do Aedes na cidade, precisamos do UBV pesado para nos auxiliar”, esclareceu a coordenadora de Vigilância Ambiental Emilce Estanislau Muniz.

A solicitação do UBV pesado aconteceu reiteradas vezes desde o início de fevereiro e só em março foi autorizada. Porém, como não havia quantidade suficiente de inseticida para aplicar em todo o território manhuaçuense, a Vigilância Ambiental precisou aguardar a chegada suficiente do material, por parte do Ministério da Saúde. “Não poderíamos iniciar um trabalho sem a quantidade suficiente de inseticida, uma vez que teremos que paralisar uma atividade para começar outra”, comentou a coordenadora da Vigilância Ambiental.

O UBV pesado servirá para combater o mosquito adulto, o que não exime a população de continuar se precavendo quanto aos focos e larvas do Aedes. “Não adianta eliminarmos o inseto adulto, se ainda continuarmos criando larvas. Rapidamente elas eclodem e nos causam transtorno.

A aplicação acontecerá em dois horários de cada dia. A primeira será das 5 às 9 horas. A segunda de 17 às 21 horas. A primeira aplicação, já nesta segunda-feira (18), contemplará os bairros Santo Antônio, Todos os Santos e Santa Luzia. Na parte da tarde será as vezes dos bairros Lajinha, Bela Vista, Vila Deolinda e Ponte da Aldeia. A equipe de UBV leve também continua nas ruas aplicando em locais que o veículo não consiga chegar.

“Pedimos à população que mantenham as janelas abertas, alimentos cobertos, animais domésticos protegidos. As roupas devem ser retiradas do varal e pessoas com crise alérgica aguda deve evitar o campo de atuação do inseticida. De igual modo, pedimos que os pais não deixem seus filhos acompanhando a aplicação, uma vez que a fumaça, inalada em quantidade maior, pode causar sérios transtornos à saúde”, concluiu Emilce.

LIRAa

O Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de abril deste ano revela que Manhuaçu está com índice médio de infestação do mosquito Aedes aegypti, com 1,8%. A informação é da Vigilância Ambiental, departamento ligado à Secretaria de Saúde. De acordo com a coordenadora Emilce Estanislau Muniz, apesar de o índice ser considerado moderadamente elevado para esta época do ano, os extratos três e Vilanova ainda preocupam. 

"Se considerarmos o município como um todo, temos um nível médio de infestação do Aedes. Tudo que ultrapassa o 1% não é considerado normal. Aceitável é só até isso. Manhuaçu, por se tratar de uma cidade com grande extensão territorial, encontramos realidades diferentes. E é exatamente isso que nos preocupa mais. Se no miolo da cidade, a situação é tranquila, no final, ou seja, a partir do bairro Coqueiro até o Bom Pastor, passando por Engenho da Serra, Santa Terezinha e Santana, estamos em situação de risco muito elevado", comentou Emilce. 

Redação do Portal Caparaó

CRONOGRAMA

UBV PESADO

Horários: Manhã: 5:00 às 9:00

Tarde: 17:00 às 21:00

Quarta-feira dia 20/04/2016

Manhã -              Rua Olímpio Vargas

                             Petrina

                            Sagrada Família

Tarde                    Vila Nova

Quinta – feira dia 21/04/2016

Manhã -               Coqueiro

                              Catuaí

                              Colina

                              Operários

                               Pinheiro

Tarde -                  Vila Nova

Sexta – feira – 22/04/2016

Manhã -              São Francisco de Assis

                              Alfa Sul

                              São Vicente

Sábado – 23/04/2016

Manhã -             Santana

                             Baixada

                             Santa Terezinha

                             Engenho da Serra

Cuidados com a aplicação de inseticida em sistema de UBV pesado ( fumacê)

  • Deixar janelas e portas abertas para que  o produto entre nos imóveis;
  • Cobrir alimentos
  • Cobrir bebedouros e comedouros de animais;
  • Proteger animais domésticos;
  • Retirar da área de aplicação do produto pessoas com problemas respiratórios graves, principalmente crianças e idosos;
  • Retirar dos varais roupas;
  • Evitar que crianças acompanhem o veiculo de aplicação do produto.  

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.