Portal Caparaó - H1N1: suspeita de contaminação assusta moradores
Geral

H1N1: suspeita de contaminação assusta moradores

27/04/2016 - Atualizado em 27/04/2016 14h03

MANHUAÇU (MG) - A notícia de que havia dois pacientes internados na UPA de Manhuaçu com vírus influenza, o H1N1 deixou a população de toda a região assustada, principalmente pelo fato de funcionários da UPA e profissionais da saúde estavam usando máscaras descartáveis.

Com o intuito de orientar a população procuramos informações junto à Gerencia Regional de Saúde, em Manhumirim. Prontamente atendidos pela Diretora da regional, Cici Magalhães e por Camila Gama dos Santos, responsável pela Referência Técnica de Vigilância Epidemiológica Influenza da GRS/Manhumirim.

Camila Gama explicou que não há motivos para alarde, até o momento não se tem nenhum caso confirmado. “A população pode ficar tranquila, na área da nossa GRS, não tem nenhuma confirmação de caso por infecção causada pelo influenza, mas não podemos deixar de tomar medidas preventivas”, disse.

Segundo a Técnica de Vigilância Epidemiológica foram quatro casos suspeitos atendidos na UPA de Manhuaçu, um paciente da zona rural e outros três de municípios vizinhos. “Os pacientes chegaram na Unidade de Pronto Atendimento com um quadro de gripe muito forte, conforme determina o protocolo da Secretária de Estado da Saúde, estes casos têm que ser notificados e coletadas amostras de exames e encaminhadas para Belo Horizonte”, Explicou Camila Gama.

Quanto à utilização de máscaras descartáveis, Ela disse que é uma medita de prevenção. “Sei que muitas pessoas se assustaram ao chegar na UPA e se depararam com os funcionários usando máscaras, mas isso é uma forma de prevenção, pois profissionais de saúde lidam com um número muito grande de pessoas e na Unidade de Manhuaçu são atendidas pessoas de toda a região e até mesmo de outros estados e como eu disse a máscara é um equipamento de proteção”, frisa.

Influenza no estado

Em 2016, até o 14 de abril foram confirmados 34 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza. Destes casos, 10 evoluíram para óbito. Dos 10 óbitos por influenza: 4 por influenza A(H1N1)pdm09; 2 por influenza B e 4 por influenza A não subtipado, são eles: em Frutal no sul do estado 02 óbitos por Influenza A – H1N1, outro paciente que tinha residência em município de São Paulo e foi atendido em Frutal e veio a óbito em São Paulo, por influenza B; Andradas, 01 óbito por H1N1, Guaxupé, 02 pacientes morreram por influenza A; Ribeirão das Neves e Santa Luzia, 01 óbito em cada município por Influenza A; Astolfo Dutra, 01 paciente morreu influenza tipo B; Lavras, uma morte por influenza H1N1.

Camila Gama dos Santos reafirma que o melhor combate é a prevenção. “A Gripe é uma doença infecciosa causada pelo vírus Influenza e acomete as vias respiratórias. Entre os sintomas, é comum o aparecimento de espirro, coriza, tosse, febre alta, dor de cabeça e prostração”, explica.

A transmissão da gripe ocorre, geralmente, por secreção e pela inalação de partículas de saliva infectada em suspensão no ar. Por isso, para se prevenir contra a gripe, é muito importante mudar alguns hábitos como, por exemplo, lavar a mão com mais frequência e levar o antebraço à boca ao espirrar ou tossir.

A Influenza ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente no outono e no inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no Sul e Sudeste do País.  Algumas pessoas, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com alguma comorbidade, possuem um risco maior de desenvolver complicações.

Vacinação

Mais frequente no período do outono e inverno, a Gripe possui um vírus com alta capacidade de mutação. Em função disso, alguns grupos prioritários (tais como gestantes, idosos, crianças de seis meses até cinco anos, pessoas com doenças crônicas, profissionais de saúde, entre outros) devem ser vacinados para evitar complicações graves da doença ou, até mesmo, a morte. Caso os sintomas da gripe persistirem, procure uma Unidade Básica de Saúde ligada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A Diretora da Gerência Regional de Saúde de Manhumirim, Cici Magalhães ressaltou que a Secretaria de Estado da Saúde já disponibilizou vacina contra o vírus influenza para todos os municípios. “A Campanha de Vacinação contra a Gripe tem início no dia 30 de abril, com o dia D de combate à gripe e se estende até 20 de maio. Os municípios, no entanto, têm a autonomia para antecipar a vacina caso haja a necessidade. A recomendação da SES-MG é que os municípios, na semana que antecede o início da Campanha ofertem a vacina para grupos de pessoas acamadas e residentes em instituições fechadas, como asilos” finaliza Cici.

Jailton Pereira - jailton@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.