Portal Caparaó - Renato Valentim concretiza o projeto Boston City Futebol Clube
Esportes

Renato Valentim concretiza o projeto Boston City Futebol Clube

30/04/2016 - Atualizado em 02/05/2016 07h00

MANHUAÇU (MG) - Um manhuaçuense, Renato Valentim Moreira, fundou um clube de futebol nos Estados Unidos: o Boston City Futebol Clube. Em parceria com o ex-jogador Palhinha, que é de Carangola, os dois assumiram a empreitada e comemoram os primeiros resultados. Neste domingo, 1º de maio, a equipe começa a temporada em casa com uma rivalidade New York-Boston quando receberá o Campeão do NPSL New York Cosmos B, em Malden, Massachusetts. 

O sonho se concretiza neste domingo. Apesar de nascidos em cidades muito próximas, foi somente nos Estados Unidos que Renato e Palinha e seus projetos se cruzaram. Nascia assim, a equipe de futebol fundada pelos brasileiros nas terras americanas no ano passado.

Renato Valentim conta que o projeto era antigo, mas faltava o entendimento para que saísse do papel e se tornasse realidade. “Todo brasileiro, acredito eu, tem esse sonho, de se ligar ao futebol de alguma forma, seja como jogador, ou seja como for. Então juntando isso ao crescimento do esporte nos EUA e com a chegada do Palhinha, que foi um pontapé crucial para o desenvolvimento da ideia, vimos a oportunidade perfeita para começar”, afirma Renato.

O ex-jogador Palinha, vencedor de 31 títulos e atual presidente do Boston City FC, dispensa apresentações para muitas pessoas, mas vale notar que o veterano, natural de Carangola, nasceu há apenas 74 km de distância de Renato, e ambos só vieram a se conhecer mais de 40 anos depois, em Massachusetts, há milhares de quilômetros da terra natal. Muito além de coincidências, essa parceria só foi possível devido ao grande trabalho e experiência de Palhinha, hoje técnico há mais de 8 anos, e a visão de negócios do empresário de sucesso Renato Valentim.

TAÇA BH

O Boston City Futebol Clube jogou em 2015 no Brasil como um dos quatro clubes estrangeiros que participou da primeira edição sub-17 da Taça BH, ao lado do Shandong Luneng (China), Guaraní (Paraguai) e Nacional (Uruguai).

O time foi formado por garotos nascidos nos Estados Unidos, mas filhos de brasileiros. Boston concentra uma grande colônia de imigrantes do Brasil.

18 ANOS NOS ESTADOS UNIDOS

Renato Valentim vem sempre a Manhuaçu para visitar a família e amigos. Dono de mais de 10 restaurantes na grande Boston e cidades circunvizinhas, ele começou trabalhando no Brasil em uma loja de varejo, onde empilhava e armazenava caixas. Pouco tempo depois, em 1998, já na posição de gerente de uma franquia maior, decidiu tentar a sorte nos Estados Unidos com o objetivo de fazer 100 mil dólares e voltar ao Brasil.

Em Boston, começou lavando pratos em um restaurante e foi crescendo dentro da empresa, chegando a trabalhar em todas as posições até que então na posição de gerente, decidiu abrir seu próprio negócio. A jornada de chegar aos Estados Unidos e abrir seu primeiro restaurante levou seis anos, e em 2004 a primeira “Tavern in the Square” foi lançada. A segunda levou apenas um ano, e assim sucessivamente até o número atual de dez franquias. “Eu fazia de tudo dentro do restaurante, aprendi a fazer entrega, a fazer a gestão, estudei muito, nunca parei de estudar desde que cheguei aqui, desde barman até piloto de avião”, relata o empresário que já confidencia o lançamento de mais três franquias.

O plano de criar o time de futebol já estava todo tudo esquematizado há alguns anos. “O projeto estava pronto e eu apenas o apresentei para o Palhinha. Quando ele viu aquilo, ficou encantando. Disse que era incrível e que não estava acreditando no que eu o estava oferecendo. Para ser sincero, não imaginava que iríamos crescer tanto em tão pouco tempo.  Dentro do nosso planejamento, conquistamos a grandeza que deveríamos ter em cinco anos”, comemora.

Palinha é o homem do futebol, enquanto Renato assume as funções de administração.  A ideia foi justamente aproveitar o momento de crescimento do futebol nos Estados Unidos. “Estamos disputando a Premier Soccer League Nacional, mas pretendemos crescer e chegar ao topo”.

Diferentemente do Brasil, em que você precisa caminhar ano após ano em cada divisão até chegar na primeira, nos Estados Unidos você compra uma franquia, que te dá o direito de disputar a divisão.

EMPRESÁRIO

Futebol para Renato Valentim tem a característica de entretenimento, mas sempre aliada a sustentabilidade do negócio. “Nos Estados Unidos, é preciso lidar com o time como se fosse uma empresa de verdade, que precisa ser sustentável. E isso é para qualquer modalidade esportiva, seja beisebol, basquete, futebol americano, todos devem ser rentáveis. Entretenimento e sustentabilidade devem caminhar juntas”.

Além dos restaurantes e do futebol, Valentim é responsável pela região norte dos Estados Unidos e do Canadá das etapas da Fórmula Indy. O projeto é colocar o Boston City disputando a Major League Soccer em cinco anos.

Ele também tem planos para Manhuaçu. A ideia é criar um centro de triagem de atletas e para isso tem buscado apoio de lideranças e políticos na região.

Na prática, seu plano já tem acontecido. A equipe do Boston City que estreia neste domingo já possui jogadores da região e também profissionais na comissão técnica.

TREINO

Uma curiosidade. Palinha levou os jogadores para treinar resistência e exercícios na praia de Revere, no frio do Atlântico Norte.

Para muitos americanos uma loucura, mas quem conhece futebol sabe que a parafernália com escadas de agilidade, bambolês, cintos de resistência, além de bolas de futebol, faz toda diferença em campo. Neste dia, os jogadores foram empacotados, vestindo jaquetas, luvas e gorros. Ninguém desanimou.

Carlos Henrique Cruz - Com informações do Boston City / Diário de Manhuaçu / Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.