Portal Caparaó - Justiça Eleitoral orienta que Biometria não será obrigatória
Política

Justiça Eleitoral orienta que Biometria não será obrigatória

02/05/2016 - Atualizado em 03/05/2016 09h04

MANHUAÇU (MG) - No dia 4 de maio, próxima quarta-feira, termina o prazo para quem precisa tirar e transferir o título ou regularizar alguma pendência com a Justiça Eleitoral. Em Manhuaçu, a biometria não é obrigatória para as Eleições 2016. Nem mesmo nas cinco cidades que integram a 167ª Zona Eleitoral.  Por isso, os eleitores que não fizeram a biometria em municípios como Manhuaçu, Luisburgo, São João do Manhuaçu, Santana do Manhuaçu, Reduto e Simonésia, por exemplo, poderão votar normalmente nas eleições de outubro, desde que estejam com a situação eleitoral regular.

Muitos eleitores estão enfrentando filas no Cartório Eleitoral da rua Amaral Franco achando que, se não fizerem o recadastramento biométrico, terão o título cancelado e não votarão nas próximas eleições. A fila começa de madrugada e se estende durante todo o dia.

Quem não está transferindo ou fazendo o primeiro título, não precisa pegar essa fila. Pode deixar para fazer o cadastramento biométrico no ano que vem.

Devem tirar o título eleitoral obrigatoriamente os maiores de 18 anos. O cadastramento eleitoral é facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os jovens entre 16 e 18 anos. Já a transferência do título deve ser feita pelo eleitor que mudou de cidade. Devem regularizar a situação os eleitores que tiveram o título cancelado por ausência às urnas, caso não tenha votado ou justificado por três eleições consecutivas. Para aplicação dessa regra, cada turno é considerado uma eleição.

Vale lembrar que os eleitores com dificuldade de locomoção também têm até 4 de maio para solicitar transferência e votar em seções especiais.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.