Portal Caparaó - GRS recebe mais 37 mil vacinas contra gripe
Geral

GRS recebe mais 37 mil vacinas contra gripe

10/05/2016 - Atualizado em 10/05/2016 11h04

MANHUMIRIM (MG) - Mais 37 mil doses de vacina contra a gripe H1N1 acaba de chegar na sede da Gerência Regional de Saúde em Manhumirim, com esse novo quantitativo cerca de 90% do público alvo será atendido nos 34 municípios da área de abrangência da GRS.

Segundo o Coordenador de Epidemiologia da GRS/Manhumirim, Ernesto Ferreira Grilo, até o momento foram distribuídas mais de 97 mil doses da vacina. “Somado com esse novo lote de vacina, totalizamos 97 mil e 300 doses vacinas, que garante a vacinação de 90% do preconizado vacinal. Então é muito importante que as pessoas que fazem do grupo de risco e ainda não foram vacinadas que procurem os postos de vacinação”. Disse

O próximo passo agora fica por conta das secretarias de saúde de cada município. “Os secretários municipais de saúde devem a partir de agora providenciarem o recolhimento das vacinas na GRS em Manhumirim e posteriormente distribui-las nos postos de saúde e locai de vacinação”, explica.

Como a campanha de vacinação contra a gripe H1N1 vai até o dia 20 de maio, o Governo do Estado ainda estará disponibilizando mais um lote da vacina. “A distribuição da vacina foi realizada em lotes, mesmo com o número de doses reduzidas, todos os municípios receberam vacinas para o início da campanha no dia D, é certo que nem todos foram vacinados naquele dia, quando houve uma procura muito grande nos postos de vacinação, mas até o final da campanha, 100% das vacinas estarão disponibilizadas para todos os municípios da nossa área”, completa Ernesto.

Ao todo, serão disponibilizadas para Minas Gerais mais de 5,2 milhões de doses da vacina contra gripe. O grupo prioritário é composto por cerca de 4,9 milhões de pessoas, entre idosos acima de 60 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, crianças entre seis meses e menos de 5 anos de idade, profissionais de saúde, indígenas, além dos doentes crônicos, como pessoas com diabetes, asma, bronquite e hipertensão, dentre outros grupos.

A vacina que será ofertada na rede pública é a trivalente, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2), e Influenza B. Essa vacina é produzida segundo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), com base nos vírus que estão circulando em cada hemisfério em um dado momento.

Jailton Pereira - jailton@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.